DUPLO SILÊNCIO - (Lenda Judaica)
Dois amigos cultivavam o mesmo campo de trigo, trabalhando arduamente a terra com amor e dedicação, numa luta estafante, às vezes inglória, à espera de um resultado compensador.
Passam-se anos de pouco ou nenhum retorno. Até que um dia, chegou a grande colheita. Perfeita, abundante, magnífica, satisfazendo os dois agricultores que a repartiram igualmente, eufóricos. Cada um seguiu o seu rumo.
À noite, já no leito, cansado da brava lida daqueles últimos dias, um deles pensou:"Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma companheira fiel e cúmplice. Eles me ajudarão no fim da minha vida. O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte a apoiá-lo. Com certeza, vai precisar muito mais do dinheiro da colheita do que eu". Levantou-se silencioso para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de trigo recolhidos na carroça e saiu.
Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro não conciliava o sono, questionando:A "Para que preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e não penso mais em me casar. As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, com uma família numerosa para manter". Não teve dúvidas, pulou da cama, encheu a sua carroça com a metade do produto da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do outro. O entusiasmo era tanto que não dava para esperar o amanhecer.
Na estrada escura e nebulosa daquela noite de inverno, os dois amigos encontraram-se frente a frente. Olharam-se espantados. Mas não foram necessárias as palavras para que entendessem a mútua intenção.
Amigo é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro...
( Colaboração de Wagner Carminatti )
Topo da Página - Volta Página Anterior
|
AMIGOS NO CÉU!
Um homem, seu cavalo e seu cão caminhavam por uma estrada. Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente. Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição...
A caminhada era muito longa, morro acima, e o sol era forte; eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água. Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia à uma praça calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. O caminhante dirigiu-se ao homem que, numa guarita, guardava a entrada.
"Bom dia", ele disse.
"Bom dia", respondeu o homem.
"Que lugar é este, tão lindo?" ele perguntou.
"Isto aqui é o céu", foi a resposta.
"Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede", disse o homem.
"O senhor pode entrar e beber água a vontade", disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
"Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede."
"Lamento muito", disse o guarda. "Aqui não se permite a entrada de animais."O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. Mas, ele não beberia, deixando seus amigos com sede.
Assim, prosseguiu seu caminho.Depois de muito caminharem, morro acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi-aberta. A porteira se abria para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo:
"Bom dia", disse o caminhante.
"Bom dia", disse o homem. "Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cão."
"Há uma fonte naquelas pedras", disse o homem indicando o lugar. "Podem beber a vontade."
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
"Muito obrigado", ele disse ao sair.
"Voltem quando quiserem", respondeu o homem.
"À propósito", disse o caminhante, "qual e o nome deste lugar?"
"Céu", respondeu o homem.
"Céu?... Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!"
"Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno."
O caminhante ficou perplexo...
"Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes danos e confusões."
"De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que, na sua caminhada, são capazes de abandonar seus melhores amigos..."
Engraçado como é simples achar que todo o mal acontece porque Deus quis e depois não entender porque o mundo esta indo tão mal...
Engraçado como todos querem ir para o céu. Ou será que é assustador? Principalmente quando nada fazem por merecê-lo.
Engraçado como alguém pode dizer: "Eu creio em Deus" mas ainda seguir sua vida mediocremente, roubando, enganando, mentindo...
Engraçado como falamos a todo momento bobagens que nada constroem e ficamos com receio de dizer coisas boas..
Sem nenhum sentido de perfeição absoluta, comece agora mesmo a construir boas obras ao seu redor! Ajude alguém! Sorria a todo ser vivente que encontrar em seus caminhos!
Faça amigos! Seja Feliz!!!
( Colaboração de Wagner Carminatti )
Topo da Página - Volta Página Anterior
|
O SEGREDOS PARA SER FELIZ
Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade...
Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica.
Achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.
E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes...
Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes...
Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes...
Uma busca infinda. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão, nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto. Sombras, lágrimas, nunca estamos satisfeitos.
Mas... há uma forma melhor de viver !
A partir do momento em que decidimos ser felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim.
É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira. naquela pessoa. E jamais está à venda!
Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte.
Sempre que dependemos de coisas fora de nós para ter alegria, estamos fadados à decepção.
A felicidade não tem nada a ver com conseguir. Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado. As necessidades de cada um de nós são poucas.
Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes.
Saiba: a única fonte de felicidade está dentro de você, e deve ser repartida. Repartir alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.
Na incerteza do amanhã... Aproveite o hoje para ser feliz !
( Colaboração de Wagner Carminatti )
Topo da Página - Volta Página Anterior
|
PEDAÇOS DE AMIZADE...
E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante. Amizades são feitas de pedacinhos. Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.
Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada pessoa. Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro.
Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados; outras de escola; outras de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem e a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes.
Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos, ou de simpatia mútua sem explicação. Hoje em dia, muitas amizades são feitas só de e-mails e essas não são menos importantes. São as famosas "A;amizades virtuais".
Diferentes até, mas não menos importantes. Aprendemos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pela sua aparência ou modo de ser, sem que possamos (e fazemos isso inconscientemente às vezes ) etiquetá-las. Há amizades profundas que são criadas assim.
Saint-Exupéry disse: "Foi o tempo que perdestes com tua rosa que fez tua rosa tão importante". E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante.
Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho, aproveitado, vivido. São lembranças para cinco minutos depois ou anos até.
Um amigo se torna importante pra nós, e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de sentir saudade e nesse instante trazer o outro bem pertinho da gente.
Dessa forma, podemos ter vários melhores amigos de diferentes maneiras. O importante é saber aproveitar o máximo cada minuto vivido e ter depois no baú das recordações horas para passar com os amigos, mesmo quando estes estAiverem longe dos nossos olhos.
"VOCÊ É RESPONSÁVEL POR TUDO AQUILO QUE CATIVA. "
( Colaboração de Wagner Carminatti )
Topo da Página - Volta Página Anterior
|
NOTA DE AGRADECIMENTO
Como já mencionado, este é um site cultural e a publicação de textos tem a única intenção de mostrar quão rica é a literatura mundial e levar aos usuários da Internet um pouco mais de cultura e conhecimento dos mais variados assuntos.
Agradecemos aos editores dos autores aqui citados a permissão para mencionar trechos ou partes de suas obras. Informamos que mantivemos fiel transcrição de suas publicações originais. Se houver interesse, há espaço reservado para links ou anúncios de suas empresas. Muito Obrigado!
NPDBRASIL Empreendimentos
( Dermeval P. Neves )
|
Fale Conosco!
|
Recomende
Indique a Amigos
|