Início  Fale Conosco!  Mapa do Site          Facebook
  NPDBRASIL - ARTE EM FAZER AMIGOS! QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE! PAZ! ALEGRIA! AMOR! SAÚDE! AMIZADE! RIQUEZA! TUDO DE BOM PARA VOCÊ E FAMÍLIA! Português-Idioma Original do site  English - Please, use the translator below!
 
Ouvir Música
 
Religião Arte e Cultura Treinamento Web Rádio e TV Guia de Compras Contato

SEJA MEMBRO DA COMUNIDADE NPDBRASIL E AJUDE A RESGATAR VIDAS - CLIQUE AQUI

 
 

HOMENAGEM AO PORTAL CEN - CÁ ESTAMOS NÓS


No ano de 2005 eu tive a grata satisfação de conhecer a querida poetisa Iara Melo e o Mestre Carlos Leite Ribeiro, fundador do Portal CEN - Cá Estamos Nós, que através de um trabalho intenso e muita dedicação colaboram na integração e divulgação da Poesia e da Literatura Portuguesa a todo o mundo Lusófono.

Tenho Orgulho de fazer parte da Família CEN e aqui deixo minha homenagem mostrando obras há muito publicadas no Portal CEN.



HOMENAGEM AOS AMIGOS DO PORTAL "Cá Estamos Nós"


A MAIOR PONTE LITERÁRIA BRASIL - PORTUGAL
(acesse o link do Portal CEN no final desta página)

"Dia de São José - Dia do Pai"
O Dia do Pai é comemorado em Portugal
no dia 19 de Março - Dia de São José


Trabalho e pesquisa de: Carlos Leite Ribeiro

Origem do Dia dos Pais:
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães. Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana. Em ambas as datas, a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Em 1909 Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. Então, já que John Bruce Dodd, pai de Sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de junho de 1910.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

PELO MUNDO
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Saiba mais:

- Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como em Portugal. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
- Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
- Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
- Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
- Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
- Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
- Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
- Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
- Austrália - A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
- África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
- Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Ser pai não é para qualquer um... não mesmo! Fortes, protectores, ou mesmo atrapalhados, eles inspiraram inúmeros criadores a explorar suas histórias. Aventuras, comédias ou dramas.

A verdade é que todo dia é dia dos Pais! E o maior presente que você pode dar a ele, todos os dias, é dizer sempre o quanto você o ama. Afinal de contas, se: "mãe é mãe", "pai é pai", não é?

Dia do Pai: diferentes culturas, dias distintos
Em países profundamente católicos como é o caso de Portugal e da Itália, a imagem do Pai está associada à figura do Pai de Jesus, São José, Patrono da Igreja Católica, de todos os pais e dos trabalhadores. Nestes países, a 19 de Março, dia consagrado pela Igreja ao Guardião Espiritual da Igreja e da Família desde 1870, celebra-se o Dia do Pai, muito embora as festas em honra de São José tenham tido origem na Sicília na Idade Média.

Nos países anglo-saxónicos, maior destaque é dado a um outro Santo, Saint Patrick. Sendo o dia a ele consagrado apenas dois dias antes do dia de São José, a natural associação entre José e a figura do Pai predominante no Sul da Europa nunca poderia ter a mesma expressão em países como a Irlanda, a Inglaterra e os EUA.

Nos EUA, o 3.º domingo de Junho foi proclamado oficialmente Dia do Pai pelo Presidente Lyndon Johnson em 1966, embora não-oficialmente esta data fosse celebrada desde 1909, altura em que a Sra. Sonora Dodd resolveu homenagear o seu pai, na tentativa de minimizar a discriminação existente entre Pai e Mãe neste tipo de celebração anual.

Outros países seguiram o modelo americano de celebração do Dia do Pai, dissociando-o da figura de São José: no Brasil, a data foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, sendo actualmente celebrada no segundo domingo de Agosto; em França, todos os pais são homenageados, desde 1968, no segundo domingo de Junho e, na Suécia, em Novembro.

São José
Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de São José, que trabalhou a vida toda para ver o Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o Papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho.

Afinal de contas, naquele fatídico primeiro de maio, em Chicago, operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e com o desrespeito a qualquer direito natural de uma pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, sempre a serviço dos patrões, massacrou-os sem piedade. Mais de cinquenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados no confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

Proclamando São José como protector dos trabalhadores, a Igreja demonstra estar ao lado deles, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, aquele que aceitou ser o pai adoptivo do Deus feito homem, mesmo pressentindo o que poderia acontecer à sua família. Em vida José lutou pelos direitos da vida humana e agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Mensagem para 19 de Março - Dia do Pai

19 de Março e eis-nos chegados a mais um Dia do Pai! A APFN não quer, nem pode esquecer esta data e por isso daqui vos enviamos um enorme Abraço de Parabéns!

Lembramos de modo especial, neste dia:
Aqueles Pais ainda em início de carreira, cheios de boa vontade e alguma insegurança, que acompanham entusiasmados, a gravidez da mulher e o parto dos seus filhos;

Esses Pais que se afadigam, tal como uma Mãe inexperiente, para aprenderem a dar os primeiros cuidados e acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos, porque agora já sabem que ter Pai faz muita falta (não é só para pagar contas!!!)...

Pais que sabem fazer-se pequenos, imaginar, construir e rebolar no chão para brincarem com os seus filhos, mas que são firmes na hora de arrumar os brinquedos e ir para a cama, ou na hora de comer a temível sopa de espinafres;

Pais que ajudam a crescer valente e sabem dar a mão com força, na hora difícil de coser a cabeça partida, arrancar os dentes de leite ou levar uma injecção de penicilina;

Pais que sabem dizer um peremptório “já chega” quando a TV não presta (e é tantas vezes!), quando a birra ultrapassa os limites e a má-criação também, ou quando há TPC’s para fazer e testes para preparar...

Esses Pais que estão lá, na hora H, também para as primeiras de muitas conversas sobre a tal polémica Educação Sexual (entre outros temas, claro!), e que responsabilizam os filhos pelos seus encargos domésticos, primeiros gastos e primeiras saídas com amigos e amigas, acompanham nas primeiras festas e esperam a pé a chegada dos filhos a casa, ou vão-nos buscar, mesmo que muito mais lhes apetecesse ir dormir, ou simplesmente ir beber um copo com os amigos, sair com a mulher e distrair o espírito...

Pais modernos que apoiam as Mães, com elas partilham alegrias e tristezas, canseiras e descanso, poderes, dinheiro e tarefas, sem que por isso se sintam diminuídos na sua imagem ou na sua auto-estima!

Pais que se esforçam por superar inevitáveis mal-entendidos com as Mães, na rotina naturalmente desgastante de cada dia, porque sabem que amar é também pedir desculpa e perdoar, contemporizar e algumas vezes, saber ceder, por um bem maior, fundamental para a educação e felicidade dos filhos – a unidade e estabilidade da Família.

A APFN lembra também os Pais que, por circunstâncias adversas, e até por vezes alheias ao seu querer, assumem com total esquecimento de si próprios, o papel de Pai e de Mãe, sozinhos com o peso e a responsabilidade de cuidarem dos seus filhos e ajudá-los a ultrapassar essa difícil situação, para os ajudarem a crescer, quanto possível, de forma equilibrada e harmoniosa, por dentro e por fora!

Uma última palavra para aqueles Pais, já de idade, em tempo de missão cumprida e espera, que hoje tantas vezes dependem dos seus filhos adultos e netos... que se sentem sós, recordam com saudade o seu tempo áureo, a sua liberdade de movimentos, o tempo em que eram eles quem dava as ordens... e agora se sentem – justa ou injustamente - talvez menos apreciados e até relegados para algum canto...

Para todos um Abraço de Amizade da APFN, Associação Portuguesa das Famílias Numerosas!

Um bom Dia do Pai em Família, se possível!

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa



CONHEÇA A HISTÓRIA DAS DATAS MAIS IMPORTANTES!
EXCELENTE MATERIAL PARA PESQUISAS!


Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal


PORTAL "Cá Estamos Nós"
A MAIOR PONTE LITERÁRIA ENTRE PORTUGAL E BRASIL!


O amigo Carlos Leite Ribeiro, português, jornalista e escritor, com excelente bom gosto e dedicação, mantém um excelente site com Literatura, História e Geografia de Portugal e do Brasil. Ele é o diretor do grande Portal "Cá Estamos Nós" - A maior Ponte Literária entre Portugal e o Brasil. Com muitos colunistas de vários países e sempre em expansão, esse site promove a integração entre os povos através da Cultura e da Literatura. Visite o site e se integre no universo das relações literárias Brasil - Portugal!

POESIAS DE IARA MELO - GRANDE POETISA PORTUGUESA

Você gosta de poesias? Gosta de se emocionar vendo as maravilhas que os poemas nos transmitem? Então visite o site da amiga poetisa Iara Melo! Veja em suas páginas como um punhado de palavras podem transmitir emoções tão sublimes, quando são escritas e agrupadas com amor! Isto é POESIA: dar sentido às palavras juntando-as com muito amor! Veja também a página de POEMAS e a de POESIAS! Não perca tempo, vai lá agora!

Veja na página PARCERIAS E LINKS o acesso a sites muito interessantes!


Fale Conosco!


Recomende o Site
Recomende

Indique a Amigos
Indique a Amigos

Voltar página anterior

Imprimir esta página

Ir para o topo da página...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 
  Voltar página anterior

Mensagem: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará!" "O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!". (Salmos)

Ir para o topo da página...  
Copyright 2013 NPDBRASIL    Design by Dermeval P Neves