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GOTAS DE REFLEXÃO - EVANGELHO DOMINICAL

Colaboração do Diácono José da Cruz

Índice desta página:
. Evangelho de 01/10/2006 - 26º Domingo do Tempo Comum
. Evangelho de 24/09/2006 - 25º Domingo do Tempo Comum
. Evangelho de 17/09/2006 - 24º Domingo do Tempo Comum

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01/10/06 – 26º Domingo do Tempo Comum
(coloque o cursor sobre o texto em azul para ler o trecho da Bíblia)

Comentário:
“Deus é essencialmente livre ao conceder seus dons. Age diferentemente dos esquemas mentais usuais e das estruturas consagradas, concedendo a ‘profecia’ também aos que estão fora da tenda (I leitura). É esta também a atitude de Jesus (evangelho). Convida ao respeito e à confiante expectativa, e a perceber nos que ‘não são dos nossos’ não um inimigo em potencial ou um concorrente, mas uma sintonia interior, que pode terminar sendo a de um ‘companheiro de fé’. As instituições podem provir da iniciativa de Deus; mas o que importa é o uso que delas fazem as pessoas. Os profetas não cessam de lembrá-lo: Javé é soberanamente livre! Jesus assume as estruturas e instituições do seu povo com toda a liberdade, sem nunca se deixar escravizar por elas. O Espírito sopra onde quer e não está preso a nenhuma estrutura humana. As instituições são feitas para as pessoas e não as pessoas para as instituições”.

Salmo - 122/123: - "Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!"

II leitura (Tg 5,1-6): - "Latifundiários gananciosos e assassinos"

Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48): - "O nome de Jesus não pode ser monopolizado"


“QUE TODOS SEJAM UM...”

Sempre tive um espírito ecumênico, desde a minha infância nos anos 60, quando os ânimos eram muito acirrados entre nós católicos e os cristãos de outras Igrejas. Meu saudoso Pai, de quem herdei o legado da fé e das virtudes do evangelho, era de linha tradicional e na casa de esquina em que morávamos na Vila Albertina, quando os irmãos evangélicos nas tardes de domingo vinham fazer suas reuniões com pregações e hinos, ele nos levava para os fundos do quintal para que não corrêssemos o risco de nos desviar da fé católica.

Certa ocasião, fui em um culto festivo da Igreja Presbiteriana e descobri que lá também falavam de Jesus e do seu santo evangelho, e a partir daí, na minha cabeça comecei a questionar: por que nós os chamávamos de “irmãos separados”?

De 1995 a 2003, coordenei a Dimensão Ecumênica Diocesana a pedido do Bispo D. José e incentivado pelo Padre João Alfredo. Participei do grupo do falecido D. Amauri – que coordenou esta dimensão no Regional Sul 1 da CNBB. Com ele muito aprendi e em nossos encontros anuais em Itaici, que reunia trezentas pessoas de treze Denominações religiosas diferentes, vivíamos um verdadeiro céu de comunhão e alegria, amadurecendo assim o meu ideal ecumênico.

Os cristãos mais tradicionalistas, tanto católicos como evangélicos, muitas vezes não vêem com bons olhos o ecumenismo. Os mais fanáticos e radicais inventam mil e um argumentos para não se “misturarem” com quem não aceita e não professa as verdades da sua igreja, preferindo ver na pessoa do outro um inimigo da fé. Quanta falta de caridade e quanta ignorância!

Fechados em suas velharias religiosas não conseguem perceber que a graça e a Salvação que Jesus nos trouxe está acima de qualquer doutrina ou instituição humana. Anunciam um Jesus, que com sua morte e ressurreição fez do Judeu e do pagão um só homem, entretanto vivem divididos por causa da intolerância e da crença em um céu particular e exclusivo, que receberão das mãos do próprio Deus como “prêmio” pela sua virtude e fidelidade. Esbarrei e convivi com pessoas assim na minha igreja e nas demais que andei visitando, aliás, há duas coisas que fazem esses cristãos torcerem o nariz: falar sobre ecumenismo e política!

Esse fanatismo religioso já vem do grupo dos discípulos, que no evangelho desse domingo demonstram indignação ao verem um homem que pregava e realizava curas em nome de Jesus e o proíbem severamente de continuar com suas pregações e depois, orgulhosos pelo “feito”, vão informar a Jesus que lhes censura “Quem não está contra nós está a nosso favor!”.

Do mesmo modo, na primeira leitura, Josué demonstra-se indignado ao tomar conhecimento de que dois homens, Eldad e Medad, cujos nomes constavam na lista, mas que não foram para a reunião da tenda, estavam no acampamento profetizando porque tinham recebido o espírito que Deus havia derramado sobre os anciãos. Fez a denúncia a Moisés, que em resposta manifesta o seu desejo de que todo o povo de Israel profetizasse, movidos pelo Espírito de Deus, que nunca foi e jamais será monopólio de ninguém.

Qualquer gesto de aceitação da Boa Nova, ainda que seja apenas um copo de água fria, não ficará sem recompensa – afirma Jesus, mas dos seus seguidores ele exige uma atitude radical a favor do bem, da vida e da comunhão entre as pessoas. As sementes do Reino de Deus foram espalhadas por Cristo em todas as nações da terra e, portanto, em todas as culturas e línguas temos a prática do bem.

Vivemos em um mundo onde as pessoas se fecham e constroem barreiras ou abismos em seu redor, para que ninguém se aproxime. É nesse sentido que podemos escandalizar e levar ao pecado um desses pequenos, se ao em vez de pontes cavamos abismos e levantamos muros da indiferença, da rejeição e do desprezo, até mesmo em nossas comunidades.

Mãos, pés e olhos são essenciais na comunicação com os irmãos, os pés podem aproximar-se ou tomar distância, as mãos podem se estender em um gesto de abertura e acolhimento ou fazer um gesto agressivo, os olhos podem olhar para o outro com um espírito de comunhão ou então de desprezo e frieza.

No pecado da divisão entre os cristãos, todos temos parcela de culpa. A tentação de se olhar para a história e buscar um culpado é sempre muito forte, mas o passado não nos importa, e sim o que podemos fazer hoje para eliminar muros e levantar pequenas pontes que unem, pois de cavadores de abismos e construtores de muros, o mundo já anda infectado.

Buscamos o mesmo Deus, que se manifestou em Jesus e queremos o mesmo céu, que começa a ser construído aqui, não com divisões, mas na comunhão!

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com


24/09/06 – 25º Domingo do Tempo Comum
(coloque o cursor sobre o texto em azul para ler o trecho da Bíblia)

Comentário:
O messianismo de Jesus se traduz em serviço até a doação da própria vida. Celebrar a Eucaristia é fazer memória da ação do Cristo, procurando vivenciá-la em nossa prática cristã. Por isso, ser cristão, discípulo de Jesus, é tomar posição dentro dos conflitos sociais, promovendo o direito e a justiça; é colocar-se a serviço de todos, particularmente dos marginalizados, sem ambicionar títulos, postos ou honrarias; é colocar como centro de atenção e dedicação os carentes, cientes de neles estar acolhendo o Messias servidor. Quem age dessa forma é sábio segundo a sabedoria que vem do alto, pois a raiz de todos os males é a ganância.

Salmo - 122/123: - "Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!"

II leitura (Tg 3,16-4,3): - "A verdadeira sabedoria se expressa pela conduta."

Evangelho (Mc 9,30-37): - "Jesus, o Messias servidor."


“SERVIR E ACOLHER”

No mundo de hoje são servidas e acolhidas apenas as pessoas muito importantes, que detêm algum poder no âmbito social, econômico – político, e até religioso.   Jesus inverte este quadro quando coloca no meio dos seus discípulos uma criança que é por ele acolhida e abraçada, para exemplificar o ensinamento de que “quem quiser ser o primeiro, que seja o último e o servo de todos”.

Essa lição, precedida de um exemplo, foi necessária porque os discípulos não compreendem o ensinamento da lógica do Reino, que se fundamenta em uma relação diferente das demais e pelo caminho se questionam quem será entre eles o maior, pensando em uma relação a partir do poder e domínio sobre o grupo.

Podemos nos relacionar com as pessoas segundo a lei, as normas ou o formalismo, tratando-as como cada uma merece ser tratada, mas não é este o modo do justo se relacionar, porque ele pauta suas relações a partir da justiça de Deus, que nunca nos tratou segundo nossas faltas, pois a sua misericórdia e o seu amor são sempre sem medida.

Essa relação justa que sempre compreende e aceita o outro em suas necessidades, desmascara o amor da mediocridade, que não é gratuito e nem incondicional, põe em evidência a frieza das relações formais, marcadas pela aparência e farisaísmo. É um modo de viver que acaba pondo a descoberto toda a maldade que o ímpio traz escondido dentro de si “Eis que este menino foi posto para se revelar os pensamentos íntimos de muitos corações” – dirá o velho Simeão aos pais de Jesus, na apresentação no templo.

Por isso vemos, na primeira leitura, que a presença do justo incomoda porque o seu modo de viver e de se relacionar com as pessoas não segue os padrões normais estabelecidos pelo interesse e conveniência, mas sim segundo a Justiça de Deus. O justo não precisa de nenhuma garantia prévia para agir assim, ele confia totalmente em Deus, que o libertará das mãos dos seus inimigos. Enquanto os homens constroem seus projetos a partir da firmeza das relações com os outros, o justo só precisa e tem necessidade de uma coisa: Deus!

O tema do sofrimento, no segundo anúncio da paixão nos introduz no evangelho desse domingo onde os discípulos não compreendem e têm medo de perguntar.

Jesus, o Mestre de Israel, só fez o bem a todos que o buscaram. Os discípulos esperam talvez por um reconhecimento público o que poderia então dar início a uma “virada” na história. Mas as palavras de Jesus causam um certo desconforto e mal estar entre eles.

A Fé coerente com o evangelho, diante da qual precisamos mudar nossa mentalidade e nosso agir, não é de fácil compreensão. Temos medo de pensar no sofrimento e no transtorno que isso nos irá trazer. Podemos ser alvo de perseguições e incompreensões. A conversão não é um bom negócio para quem colocou sua expectativa de felicidade nos valores do mundo, na fama, no prestígio e no poder.

No tempo de Jesus crianças e mulheres nem eram contados no censo, e ao abraçar uma criança, Jesus está mostrando que os pequenos e sem valor, sem vez e nem voz, são os mais importantes diante de Deus, invertendo a ordem estabelecida, pois estes que nunca são lembrados, que nunca são servidos e acolhidos, são sempre os primeiros no Reino de Deus e quem quiser ser discípulo fiel do Senhor deverá adotar a linha do serviço aos pequenos, para que o seu seguimento seja autêntico.

Para isso temos de contar com a sabedoria que vem de cima que é pura, pacífica, condescendente, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade ou fingimento, como nos ensina Tiago na segunda leitura. Que a nossa Igreja – Assembléia dos que crêem – seja para toda essa massa de excluídos de nossa sociedade, uma porta aberta para acolher e os servir. Assim seja!

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com


17/09/06 – 24º Domingo do Tempo Comum
(coloque o cursor sobre o texto em azul para ler o trecho da Bíblia)

Comentário:
Celebrar a Eucaristia é fazer memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ele é o Messias, mestre, profeta e revelador do projeto de Deus. Seu messianismo é marcado pelo sofrimento, morte e ressurreição, com os quais destrói a sociedade injusta que devora vidas humanas. Jesus é o Messias que chama as pessoas ao compromisso com seu projeto. Ser discípulo dele é fazer as mesmas coisas que ele fez para libertar o mundo da ganância que mata. Por isso, celebrar não é só fazer memória das ações libertadoras do Messias, mas atualizá-las na prática concreta, pois a fé sem as obras é morta. À medida que celebramos, vamos crescendo na consciência de que o projeto de Deus nos chama ao compromisso. Celebrar a fé é encher-se de força para enfrentar tudo o que impeça a vida e a liberdade do ser humano.

I leitura (Is 50,5-9a): - "Missão do servo sofredor."

Salmo - 122/123: - "Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!"

II leitura (Tg 2,14-18): - "Atos que comprovam a fé."

Evangelho (Mc 8,27-35): - "Jesus é o Messias."


“QUEM É JESUS PARA O MUNDO DE HOJE?”

O mundo precisa de mudanças urgentes, do jeito que está não pode ficar. É necessário estabelecer uma nova ordem econômica, principalmente nos chamados paises emergentes do mercosul, entre eles o nosso Brasil.

É necessário aparecer algum líder que consiga dar uma “virada” na história, talvez deflagrar uma revolução para destituir os governantes, desde o Presidente até os governadores e Prefeitos, esvaziar o Congresso Nacional e as assembléias estaduais, exonerando todos os legisladores a nível federal, estadual e municipal, colocar só homens justos em todos os cargos públicos, punir severamente todos os corruptos e ladrões que infestam a nação em todas as classes e categorias sociais, fazendo uma devassa nas contas públicas, repartir de maneira justa a riqueza da nação, acabando com a desigualdade social, acabar com a violência colocando o exército pra cima dos criminosos, traficantes e marginais.

Mas no âmbito religioso, algumas mudanças também iriam bem, pois é preciso que alguém dê um basta a religião da picaretagem, é preciso acabar com as igrejas dos espertalhões que explora o povo sofrido. Enfim, é preciso acabar com a maldade presente no mundo, eliminando da face da terra todos os maus. Este Líder tem que ser meio deus e meio super herói, Guerreiro Valente, implacável com os maus tem que ter poderes suficientes sobrenaturais, para fazer todas essas mudanças.

Podemos sonhar e esperar por alguém assim? No tempo de Jesus, esse vingador dos pobres, explorados e sofridos, tão esperado, era o Messias, descendente do grande Rei Davi.

Mas que decepção! Na opinião do povo, Jesus não passava de um profeta reencarnado, como vemos nesse evangelho do XXIV Domingo do Tempo comum, estava muito longe de ser o Messias. Já os discípulos, que o conheciam melhor, acertaram na “mosca” com aquela bonita resposta de Pedro, que falou pelo grupo “Tu és o Cristo”.

A palavra Cristo significa ungido, aquele que tem uma missão, é portanto o Messias, porque veio de Deus, o grupo tinha esse consenso. Mas estranhamente Jesus lhes proibira severamente de falarem isso a alguém. O mestre não queria publicidade, ou estaria com medo?

Nem uma coisa, nem outra. Jesus percebera, que a concepção messiânica que os discípulos tinham dele era falsa, exatamente por isso, lembra-lhes o modo como irá cumprir sua missão “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

Pronto! A idéia de um messias poderoso, implacável e triunfalista estava desfeita.

O Messias que os discípulos sonhavam, e o Messias que nós provavelmente sonhamos, para consertar o mundo, não existe. Pois, com essa característica de sofrimento, rejeição e entrega ao sistema, que irá matá-lo, a missão cheira a fracasso.

O Povo quer heróis vencedores, que esmaguem seus adversários e mudem a ordem social, política e econômica. Então Jesus não serve, pois não têm esse perfil. O Reino de Deus não se constrói com euforia, entusiasmo e sonhos mirabolantes, vem daí a proibição de que os discípulos falassem a alguém sobre esse modelo de Messias, que eles pensavam que Jesus era. Quem é que não se lembra das primeiras horas de euforia da posse do novo governo, do grande líder com características messiânicas, segundo alguns comentaristas políticos? Agora, tudo irá mudar! – foi o que todo mundo pensou.

Da noite para o dia o País passará por uma profunda transformação, seremos outra Nação, com outra economia, outra política, outra sociedade! Pobre povo que sonha... Em relação a Jesus, as coisas não são diferentes.

Queremos um Cristo que venha do céu, que faça mil e um milagres necessários para por o mundo em ordem, que esmague os maus e premie os bons, somos seguidores de Jesus com esse sonho, de que um dia ele se manifeste em glória e poder. Não nos agrada muito a idéia de renunciar a nós mesmos, tomar a cruz do dia a dia para seguir Jesus. Para um mundo tão competitivo que nos estimula a sermos sempre ganhadores, a idéia de um reino, aonde tem de se perder para ganhar, e morrer para sair-se vitorioso, encontra ainda hoje poucos adeptos.

A humanidade prefere acreditar no Poder, na ciência, na tecnologia, nos ídolos e super heróis, da política e da economia, nos Videntes e Milagreiros de cada esquina.

Se o mundo ainda tem essa visão distorcida é porque trancamos Jesus a sete chaves e o escondemos em nossas igrejas e templos suntuosos. É porque, na maioria das vezes buscamos um modelo de igreja que esteja de acordo com nossas conveniências, vivendo uma religião medíocre, que descarta a ação transformadora. É porque enfim, não vivemos uma Fé encarnada e não nos demos conta ainda, daquilo que fala Tiago na segunda leitura dessa liturgia “A Fé sem obras é morta”.

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com



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QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

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