ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

GOTAS DE REFLEXÃO - EVANGELHO DOMINICAL

Colaboração do Diácono José da Cruz

Índice desta página:
. Evangelho de 07/10/2007 - 27º Domingo Comum
. Evangelho de 30/09/2007 - 26º Domingo Comum
. Evangelho de 23/09/2007 - 25º Domingo Comum

ATENÇÃO:

Se na sua paróquia não há distribuição de folhetos para que os fiéis acompanham as leituras e orações da missa, fale com o pároco e peça-lhe permissão para utilizar o folheto que está disponível para download no site da Diocese de São José dos Campos - SP, na página http://www.diocese-sjc.org.br/novalianca.asp

Acostume-se a ler a Bíblia! Pegue-a agora para ver os trechos citados.
Se você não sabe interpretar os livros, capítulos e versículos, acesse a página
"A BÍBLIA COMENTADA" no menu ao lado.

Aqui nesta página, você pode ver as Leituras do Domingo e o Salmo,
colocando o cursor sobre os textos em azul.
BOA LEITURA! FIQUE COM DEUS!



01.10.2007
27º Domingo do Tempo Comum

__ FÉ E GRATUIDADE CONSTROEM UM MUNDO NOVO __

__ FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO __
__ A Força de quem tem fé! __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! A história da fé começa com Abraão. Ele superou os apegos humanos, entregando em sacrifício seu filho, como um primeiro anúncio do que o Pai iria fazer pela humanidade, em Jesus Cristo. Os Profetas convidaram o povo a abandonar a segurança dos acordos humanos para se apegarem com confiança à Palavra de Deus. A luta, hoje, do cristão, é viver em um mundo que procura se organizar sem Deus, tendo a grande certeza de que somente nele podemos depositar nossa confiança. Jubilosamente, entoemos o cânticos ao Senhor!

PRIMEIRA LEITURA (Hab 1,2-3; 2,2-4): - "O justo viverá pela fé!"

SALMO RESPONSORIAL (Sl 95 (94)): - "Não fecheis o coração, ouvi vosso Deus!"

SEGUNDA LEITURA (2Tm 1,6-8.13-14): - "Reavive o dom de Deus que há em ti."

EVANGELHO (Lc 17,5-10): - "Sei que sou um servo inútil, fiz o que deveria ter feito!"


“AUMENTAI A NOSSA FÉ!”

Diante de uma situação difícil, complicada e sem solução, eis o sábio conselho que sempre alguém nos dá: Tenha Fé !

Pois muitas vezes, numa visão infantil, achamos que a fé é um instrumento poderoso, não muito diferente da lâmpada mágica de Aladim, onde basta uma oração fervorosa, ou uma esfregadinha, e as coisas mais difíceis se resolverão.

Para uma grande maioria a fé é mesmo só isso, se ela for grande, Deus atende e nos livra de todas enroscadas, por isso, quando a coisa não tem mais jeito, o melhor é entregar para Deus e esperar pelo “milagre”.

Essa imagem de um Deus que só atende a alguns “clientes” mais fervorosos, é muito perigosa porque poderá fazer da religião, uma igreja fechada em si mesma, com suas práticas religiosas que são sempre motivadas por prodigiosos milagres que mostram o poder da fé e atrai uma multidão de fiéis.

Recorrer a Deus nos momentos tenebrosos da nossa vida e confiar no seu amor de Pai, faz parte da nossa fragilidade humana, mas devemos nos abrir a sua graça, de tal forma, que a nossa fé vá amadurecendo a cada dia e tenhamos à sua luz, uma melhor compreensão dos acontecimentos de nossa vida, principalmente aqueles que fogem do nosso controle, por causa dos nossos limites.

Ao dizerem a Jesus, “Senhor, aumentai a nossa Fé”, os apóstolos não estão pedindo para que o Senhor os transforme em super-homens, mas sim porque acabaram de descobrir, nos ensinamentos do mestre, que o discípulo deverá fazer uma opção radical por Jesus e seu evangelho, e isso irá significar muita renúncia e desapego de qualquer bem que a vida possa nos oferecer, entre eles a riqueza, conforme evangelho do domingo passado, que representa uma falsa segurança porque é passageira e não agrega valor algum para a vida nova que Jesus nos trouxe.

Em outras palavras, eles pedem para que o Senhor os fortaleça nessa decisão, para que possam na firmeza da fé, renovar a cada dia a confiança total e absoluta em Deus, diante das adversidades que os espera nessa caminhada. Nesse sentido Jesus irá responder que a mínima abertura à graça de Deus, por parte do homem, resultará em coisas grandiosas, humanamente impossíveis de serem realizadas.

O obstáculo maior que impede o homem de ter com Deus uma relação de confiança total, não está fora, mas dentro, onde como uma amoreira de raiz entrelaçada, o mal se enraíza com o passar do tempo no coração do homem, criando barreiras que dificultam ou distorcem sua relação com Deus e com o próximo, motivadas pelo egoísmo, maldade, ódio , inimizades e preconceito social ou religioso.

A Fé não é um instrumento que coloca Deus à nossa disposição, pois não tem cabimento o patrão servir o empregado, nos explica o evangelho, mas sim o contrário, o homem se colocar diante de Deus na condição de servo, submetendo-se totalmente à sua Vontade a exemplo de Jesus, que veio para servir e não para ser servido, que veio, segundo a profecia, para fazer a vontade daquele que o enviou. Maria, sua mãe, é outro exemplo grandioso para nós, pois iluminada pela fé, ela se fez serva do Senhor.

Essa abertura à confiança em Deus, pequena como uma semente de mostarda, é que está fazendo falta no coração do homem nos dias de hoje, que prefere usar a “Força da Fé” para outras finalidades terrenas, fazendo de Deus e das coisas sagradas mais um produto de consumo, exposto em tantas fachadas religiosas de muitas igrejas, ludibriando a boa fé de um povo sofrido.

Quanto a nós cristãos, que julgamos andar no caminho do bem e da salvação, porque estamos engajados nos trabalhos do reino, o evangelho alerta para um outro perigo: o de pensarmos que nossas obras asseguram-nos a salvação, porque nos faz merecedores dela, uma vez que Deus precisa de nós. Na vida em comunidade o nosso coração torna-se corrompido quando achamos que, sem o nosso trabalho, as coisas não acontecem. Somos servos inúteis porque quem faz e realiza é unicamente Deus, através de sua graça operante e santificante.

José da Cruz - Diácono permanente da
Paróquia Nossa Senhora Consolata- Votorantim
jotacruz3051@gmail.com

30.09.2007
26º Domingo do Tempo Comum

__ DEUS OPTOU PELOS POBRES __

__ DIA DA BÍBLIA __
__ O trono do Santo Evangelho nos indica a presença de Cristo __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! A Palavra de Deus é o apelo que o Senhor nos faz a fim de que ninguém se perca no caminho. Quando, por vezes, alguma situação nos abate e podem começar a elevar-se somente os sentimentos humanos, a Palavra nos socorre. Sua leitura diária deve ser fonte constante de fortalecimento e incentivo. Deste modo, o cristão, caminhando na graça e instruído pelo próprio Deus, tem condições de ser canal de amor para o irmão. Além de instrução, recebemos também a correção através dela, de tal modo que colaboramos todos para que seja presença viva nas ações humanas. Jubilosamente, entoemos o cânticos ao Senhor!

SALMO RESPONSORIAL (Sl 146 (145)): - "Bendize, minha alma, e louva ao Senhor!"

SEGUNDA LEITURA (1Tm 6,11-16): - "Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão."

EVANGELHO (Lc 16,19-31): - "Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos!"


“RIQUEZA: FALSA SEGURANÇA!”

Querer incutir no pensamento e no coração das pessoas o ensinamento do evangelho desse domingo, é quase como “dar murro em ponta de faca”, mas no evangelho do domingo anterior, vimos como aquele administrador desonesto, soube agir com rapidez e esperteza, tomando a decisão certa ao descobrir que havia outros valores mais importantes do que o lucro nos negócios.

Hoje estamos diante de outra parábola que nos mostra quais são as conseqüências na vida de alguém que se sente seguro apenas por ser rico e possuir muitos bens.

Não se trata aqui, de uma fria lei de causa e efeito, onde o rico que só gozou nesta vida, recebeu o castigo na vida eterna, enquanto que o pobre teve melhor sorte, também a parábola não condena alguém porque tem a posse de bens materiais, não é simplesmente a posse, mas a relação entre as pessoas que está em jogo nesse ensinamento.

O mendigo chamado Lázaro, que “não tinha um gato prá puxar pelo rabo”, vivia agonizando, doente e faminto à porta do rico, dependendo totalmente da sua ajuda. Eis que a história inverte essa ordem e agora, em uma nova situação é o rico que precisa desesperadamente de um pequeno favor do pobre, para que ele molhe o dedo na água e lhe refresque a língua aliviando o seu tormento, dando-lhe tão pouco que para ele representa muito. Quando em vida, tinha uma fortuna imensa, mas agora que descobriu que nada tem, basta que aquele pobre que agora tem tudo, lhe dê uma insignificante gota dágua...

Quem é rico, por acaso precisa de alguma coisa nesta vida? A nossa sociedade néo liberal, globalizante e materialista, responde sem hesitar o que todos já sabem “Quem tem dinheiro, tem tudo”, pois TER e PODER parecem ser as duas únicas coisas que o homem deste terceiro milênio precisa! Dinheiro, patrimônio, capital e fortuna, isso basta e quem pensar diferente é louco!

Nesta vida o pobre depende do rico para ter o essencial, mas prestemos atenção á topografia da Vida Eterna, que parece ser bem acidentada, pois há um abismo intransponível entre os dois personagens, de modo que um não pode chegar onde está o outro, por causa da distancia e da profundidade. Mas quem teria cavado esse abismo medonho que separa as pessoas? E se somos todos iguais, amados e queridos por Deus, como pode ser que na outra vida continue a haver tão grande separação?

A questão colocada no evangelho não está no fato de se possuir riquezas, mas sim como a pessoa se relaciona com ela e com os outros. Um se vestia de púrpura e linho finíssimo, o outro estava coberto de chagas, que os cães vinham lamber, um se banqueteava e se regalava, o outro desejava ávidamente matar a fome com as migalhas que caiam da mesa do rico. Um morava em um palacete, o outro, provavelmente era um morador de rua, um devia ter mais de um carro á sua disposição, o outro era andarilho, um estudava nas melhores universidades, o outro certamente era analfabeto, um tinha atendimento médico de primeira e era assistido nos melhores hospitais, o outro estava condenado a morrer nos corredores do SUS.

Todas essas diferenças e outras mais, não relacionadas, existem não por uma questão de oportunidade, sorte ou destino, como muitos imaginam, mas sim porque não há partilha de bens e a distribuição de renda é injusta e desigual. Não há solidariedade nas políticas públicas, ou medidas econômicas eficazes que amenizem esse doloroso contraste social, tudo porque a base das relações, tanto entre grupos ou nações, não é mais a vida das pessoas, mas apenas o capital e o patrimônio.

No reino de Deus, a vida e a dignidade do homem estão em primeiro lugar, mas isso só pode ser entendido e aceito por quem se abrir á palavra de Deus, comprometendo-se com o reino que Jesus inaugurou entre os homens, onde prevalece a justiça, igualdade e partilha, que é superior a qualquer bem ou patrimônio, e que dá ao homem a verdadeira segurança e felicidade.

Diante deste anúncio e deste apelo, a maioria se faz cega e surda e jamais irá descobrir essa verdade, ainda que um morto ressuscite! Um dia, quando estiverem em plena consciência diante de Deus, serão atormentados ao perceberem que ao ficar longe do pobre e de sua dor, ficaram também longe de Deus quando optaram pela riqueza, que se fosse partilhada, lhes garantiria um futuro melhor. O grande abismo pode ser aplainado nesta vida, pois nunca é tarde para abrir o coração para Deus, permitindo que o seu amor e a sua graça nos transforme e nos faça a todos mais irmãos!

José da Cruz - Diácono permanente da
Paróquia Nossa Senhora Consolata- Votorantim
jotacruz3051@gmail.com

23.09.2007
25º Domingo do Tempo Comum

__ RIQUEZA QUE TRAZ FELICIDADE __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! Acima da riqueza, ou da pobreza, está a Palavra Divina a nos orientar e conduzir no caminho da unidade. Devemos, pois, compreender e valorizar o ser humano a partir daquilo que ele é – imagem e semelhança de Deus – e não a partir dos bens que possui ou não. O anúncio do Reino se dá no mundo marcado por divisões e injustiças, alertando as pessoas para uma mudança de comportamento. A Palavra de Deus vem transformar, em primeiro lugar, o íntimo do ser humano e, a partir daí, suas atitudes e a ordem social. Jubilosamente, entoemos o cânticos ao Senhor!

SALMO RESPONSORIAL (Sl 113(112)): - "Louvai o Senhor, que eleva os pobres!"

SEGUNDA LEITURA (1Tm 2,1-8): - "Recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens."

EVANGELHO (Lc 16,1-13): - "Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes!"


“A DECISÃO CERTA ”

O que vale mais, o dinheiro ou a amizade? Parece ser essa a questão colocada pelo evangelho desse domingo. Saber tomar a decisão certa na hora certa, saber perder agora para ganhar depois. É o pensamento que desencadeia a nossa reflexão, pois só assim iremos compreender porque um administrador desonesto é elogiado nesse evangelho e sua atitude marcada pela esperteza, é apontada por Jesus como uma referência aos seus discípulos.

Quando a palavra de Deus entra em nosso coração, provoca um questionamento, “e agora, o que devo fazer?”. A novidade anunciada por João Batista faz os seus ouvintes se questionarem e o mesmo irá ocorrer quando o apóstolo Pedro faz o primeiro querígma, logo após pentecostes. Uma coisa é certa, se aceitarmos o evangelho de Cristo, a nossa vida nunca mais será a mesma porque passará por uma transformação radical, é impossível pensar e agir de maneira contrária ao que a boa nova nos ensina.

Todo ser humano irá passar por este momento de questionamento interior porque, de uma forma que não sabemos, Deus alcança todo homem, independente da sua profissão de fé, ou mesmo que se declare um descrente.

Quando o homem faz essa experiência de Jesus em sua vida, não há tempo a perder, a decisão precisa ser tomada de imediato porque cada minuto torna-se precioso em sua vida. O administrador desonesto foi pego de surpresa pelo seu patrão, que não lhe deu nova oportunidade e sem sequer ouvir suas explicações, o despediu de suas funções.

Pena que lá em Brasília a decisão não seja tomada com tanta rapidez, para punir quem foi desonesto, aliás, está virando moda os congressistas legislarem em causa própria e usarem a lei para proteger e acobertar quem agiu errado.Mas na parábola, o administrador desonesto não teve a mesma sorte, e foi demitido sumariamente pelo seu patrão, e a perda do cargo tão importante o fez refletir e começou a se questionar e pensar o que seria dele no futuro.

Há pessoas que levam a vida sem se preocupar com o seu sentido maior, passam boa parte da existência perdendo tempo correndo atrás de valores que não servirão para nada, há ainda muitos que vivem apenas por viver, tanto faz ir para o norte ou para o sul, ficar parado ou caminhar, crer ou não crer, nada faz diferença nessa vida e nunca pensam em algo mais ousado, em uma vida mais plena, como é o desejo do Deus Criador, esses se assemelham com esse administrador, que aproveitando do cargo que exercia, fazia e desfazia, negociava a vontade e só pensava em ganhar cada vez mais, seus contatos e relações eram marcadas somente pelo profissionalismo. Porém, de repente a “casa caiu” e ele viu a sua segurança abalada, simplesmente não tinha futuro, estava condenado á rua da amargura.

O que fazer no presente, de imediato, para reverter essa situação terrível? Foi então que o administrador descobriu outro valor, mais importante que o dinheiro faturado nas negociatas com os fornecedores, a amizade sincera de alguém que pudesse lhe oferecer abrigo e estadia, quando o dinheiro do acerto acabasse e não tivesse para onde ir.

Mas teve que fazer algo que nunca havia feito antes; abriu mão do seu lucro, que até então julgava ser o mais importante, e assim, chamando cada um dos devedores do patrão, diminuiu a conta, deixando de receber a parte a que tinha direito. Quando descobrimos logo cedo, no uso da razão, que somos filhos e filhas de Deus, objetos do seu amor, a nossa vida tem que ser diferente no sentido de superar qualquer ódio, barreira ou divisão, valorizando a vida do próximo e mantendo com todos uma relação de amor, onde a dignidade humana seja respeitada, pois nenhum bem material ou dinheiro neste mundo, pode ter mais valor do que a vida do homem.

É esta a decisão certa que precisa ser tomada por cada pessoa, chamada por Deus para viver em comunhão com ele, saber viver bem essa vida, compreendendo que ela é apenas uma passagem, um caminho, que nos leva a um futuro maravilhoso, nos tabernáculos eternos da casa do Pai. É assim que procede o servo fiel, que sabe usar dos bens dessa vida, para promover a partilha, o amor e a fraternidade.

José da Cruz - Diácono permanente da
Paróquia Nossa Senhora Consolata- Votorantim
jotacruz3051@gmail.com



QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.