ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

GOTAS DE REFLEXÃO - EVANGELHO DOMINICAL

Colaboração do Diácono José da Cruz

Índice desta página:
. Evangelho de 24/02/2008 - 3º Domingo da Quaresma
. Evangelho de 17/02/2008 - 2º Domingo da Quaresma
. Evangelho de 10/02/2008 - 1º Domingo da Quaresma
. Evangelho de 03/02/2008 - 4º Domingo do Tempo Comum

ATENÇÃO:

Se na sua paróquia não há distribuição de folhetos para que os fiéis acompanham as leituras e orações da missa, fale com o pároco e peça-lhe permissão para utilizar o folheto que está disponível para download no site da Diocese de São José dos Campos - SP, na página http://www.diocese-sjc.org.br/novalianca.asp

Acostume-se a ler a Bíblia! Pegue-a agora para ver os trechos citados.
Se você não sabe interpretar os livros, capítulos e versículos, acesse a página
"A BÍBLIA COMENTADA" no menu ao lado.

Aqui nesta página, você pode ver as Leituras do Domingo e o Salmo,
colocando o cursor sobre os textos em azul.
BOA LEITURA! FIQUE COM DEUS!



24.02.2008
3º DOMINGO DA QUARESMA

__ “Dá-me de beber” __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! O tema da água que salva é freqüente durante o tempo da quaresma. A partir desse domingo, a Igreja oferece à comunidade cristã que revive seu batismo uma síntese da história da salvação, servindo-se do rico simbolismo da água. Necessária para a existência de todos os seres vivos, a água é um elemento “natural” que nos é dado, não é fruto do trabalho, é um milagre que renova nossa vida. Ao fazer brotar a água da rocha, o Senhor Deus se põe ao lado de se povo. A abundância da água é sinal da abundância da salvação. No Novo Testamento, a água é símbolo do dom do Espírito Santo a gerar uma nova humanidade. Jubilosamente, entoemos o cânticos ao Senhor!

SALMO RESPONSORIAL Sl 95(94): - "Não fecheis, irmãos, o vosso coração, como outrora no deserto!"

SEGUNDA LEITURA (Rm 5, 1-2.5-8): - "Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores!"

EVANGELHO (Jo 4,5-42): - "Todo aquele que beber desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede!"


“O diálogo de Jesus com a samaritana”

O evangelho de João é pródigo em longos diálogos de Jesus. Dentre eles, um dos mais belos é este diálogo com a mulher samaritana. A admirável forma poética do diálogo está tecida com inúmeros fios de simbolismo.
A Samaria era uma região que ficava entre a Judéia, ao sul, e a Galiléia, ao norte. O povo da Samaria era desprezado e evitado pelos judeus. O povo judeu considerava-se uma raça pura enquanto os samaritanos eram uma raça miscigenada com vários povos.

Após o prólogo, o evangelho de João apresenta-nos a novidade de Jesus no âmbito de três comunidades: de João Batista e seus discípulos, com o sinal das núpcias; do judaísmo, com a purificação do Templo e a proposta do renascer, incompreendida por Nicodemos e na comunidade de raça híbrida e de religiosidade sincretista da Samaria, representada na pessoa da mulher samaritana, junto ao poço, com a oferta da água viva.

A figura da mulher samaritana é contrastante com a de Nicodemos, apresentada antes. Este é um homem, com status social, fariseu justo, encontra Jesus oculto pela noite. Aquela é uma mulher, pobre em busca d'água, discriminada, encontra Jesus à luz do meio dia.

A partir da água da fonte de Jacó, que significa as tradições religiosas dos samaritanos, Jesus oferece à mulher a novidade da água viva do Espírito. Na seqüência do diálogo, a mulher pede a Jesus esta água viva e percebe o anúncio de Jesus. Vai, por sua vez, anunciá-lo ao povo, e Jesus fica com eles por um tempo. A acolhida dos samaritanos contrasta com a incompreensão dos judeus.

Com Jesus, estão superadas as discriminações baseadas em crenças religiosas. Os verdadeiros adoradores de Deus o adoram em Espírito e Verdade.

Jesus é a revelação de que Deus está presente em todos os valores de todos os povos e culturas, conferindo uma dimensão de eternidade a todo ato de amor que promove a vida.


17.02.2008
2º DOMINGO DA QUARESMA

__ “Jesus foi transfigurado diante deles” __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! Revelar-nos ao outro é um ato de confiança, porque lhe dá poder para intervir sobre nós. E ainda, partilhar a mesma vida como acontece na amizade, no matrimônio, é deixar que toda a nossa existência seja envolvida. A vocação de Abraão é um exemplo eficaz de resposta à procura de Deus, por isso ele é chamado de nosso pai na fé. Veremos também que o abandono das certezas, das seguranças, jamais é total. Permanece sempre, no fundo, a lembrança e a saudade da terra em que se habitava. É comum percebermos as pessoas viverem confusas na construção do presente, porém, o cristão não se assusta, porque vê ao longe o objetivo a ser alcançado: o Cristo Transfigurado. Jubilosamente, entoemos o cânticos ao Senhor!

PRIMEIRA LEITURA (Gn 12, 1-4a): - "Farei de ti um grande povo e te abençoarei!"

SALMO RESPONSORIAL Sl 33(32): - "Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!"

SEGUNDA LEITURA (2 Tm 1, 8b-10): - "Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa!"

EVANGELHO (Mt 17, 1-9): - "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!"


“A TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR”

Esta narrativa da Transfiguração é feita no estilo de uma teofania, recorrendo-se a imagens espantosas: rosto e roupa brilhantes, aparecimento dos mortos, voz saída das nuvens. É uma forma literária de expressão impressiva para despertar a consciência, levando-a a perceber a presença de Deus atuante em Jesus, não só neste momento, mas continuamente e sempre. Jesus, o simples e humilde homem de Nazaré, na realidade, é participante da natureza divina. Nesse sentido, temos a revelação da voz celeste: "Este é o meu Filho amado; ouvi-o".

Em nossa herança cultural, encontramos marcas profundas de culto ao poder. Somos levados a discriminar as pessoas, selecionando-as pelos critérios de boa aparência, posses, prestígio e poder. Comumente são desprezadas as pessoas de condição humilde e destituídas de poder. Subvertendo esses critérios de valores, Deus se revela como aquele que se faz presente e se identifica com os pobres e excluídos.

Este homem Jesus, simples, frágil e vulnerável, é o Filho de Deus presente no tempo, mas já inserido na eternidade, em comunhão de amor com o Pai. A glória manifestada na transfiguração é a transparência do amor e da liberdade com que Jesus sempre se relacionou com seus discípulos e com o povo, no dia-a-dia.

Cada discípulo de Jesus é chamado a participar desta glória por sua adesão ao projeto de Deus revelado em Jesus. Jesus nos convida ao desapego dos atrativos e valores de um mundo seduzido pelo poder e pelo dinheiro. Somos chamados a assumir a partilha, a solidariedade e a comunhão no amor e na misericórdia com nosso próximo, pelo que entramos em comunhão com Deus. É este o plano salvífico de Deus, ao qual se refere a segunda leitura de hoje.

O Deus de amor revelado por Jesus leva a uma revisão da imagem de Deus apresentada no Primeiro Testamento, como um deus que abençoa alguns a amaldiçoa a outros (primeira leitura). Todos, sem discriminação, somos acolhidos como filhos de Deus, em Jesus, e somos chamados a viver, com alegria, o mundo novo de fraternidade, justiça e paz.


10.02.2008
1º DOMINGO DA QUARESMA

__ “O Espírito conduziu Jesus ao deserto para ser tentado.” __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! Na Quaresma, a Igreja nos convida a uma experiência de povo a caminho na busca da conversão. Na fortaleza do amor de Deus vencemos as tentações para escolher a vida, que tem raízes no mistério do Criador. O Espírito Santo não abandonou a Jesus no momento difícil, também não nos abandona no momento de nossas escolhas. Rezemos por todos os doentes de nossa comunidade, pois Jesus veio para que todos tenham vida em abundância. Jubilosamente, entoemos o cânticos ao Senhor!

SALMO RESPONSORIAL Sl 51(50): - "Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós!"

SEGUNDA LEITURA (Rm 5, 12-19): - "Pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça!"

EVANGELHO (Mt 4, 1-11): - "Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestará culto!"


“AS TENTAÇÕES DE JESUS”

Nos meus tempos de garoto, em alguma briga onde queríamos resolver na “moral”, havia um termo muito usado para desafiar algum valentão desafeto “ Venha de mão limpa!” , isso significava lutar de igual para igual, sem fazer uso de algum poder ou truque que o fizesse superior ao adversário e vencer uma luta de mãos limpas, era um gesto quase heróico que fazia do vencedor um líder nato na turma.

Jesus, o Filho de Deus, assumiu a natureza humana sem deixar a Divina, em nenhum momento de sua existência humana, ele deixou de ser Deus, isso significa afirmar que Jesus de Nazaré, cem por cento homem e cem por cento Deus, tinha os poderes divinos da Onipotência, Onipresença e Onisciência, mas o evangelho desse primeiro domingo da quaresma, nos apresenta um Jesus que seria o grande herói da minha turma de meninos, pois vai para um confronto com as mãos limpas, isto é, apenas como um simples homem ele vence e supera as tentações, para desespero do Diabo que desde o início da Humanidade, estava levando vantagem.

A gente fica imaginando o que Jesus faria se usasse de seus poderes divinos, transformaria as pedras em pães, carne, doce, enfim no que ele quisesse; saltaria da parte mais alta do templo sem usar Jump, pára-quedas ou asa delta, e desafiando a lei da gravidade, poderia quem sabe sobrevoar Jerusalém e ainda tirar uma “fininha” do “tinhoso”: e depois, para fechar com chave de ouro a sua exibição, se ajoelharia aos pés do “talzinho” e aplicar-lhe-ia um belo golpe de alguma luta marcial, colocando-o a nocaute.

O Diabo jogou sujo, tentou convencer Jesus a usar os seus poderes divinos “Se és o Filho de Deus...”, e isso desmantelaria todo o plano da salvação, caso Jesus cedesse. Duas conseqüências resultariam desse exibicionismo do Filho de Deus, primeiro que para o povo de Israel, tal vitória significaria a reconquista do poder, pois todo o povo e ainda as lideranças religiosas, estariam com Jesus porque, o seu messianismo havia sido confirmado com essa vitória. Mas para todas as demais nações isso seria a condenação definitiva.

Temos que olhar nessa ótica muito humana, para compreendermos toda a grandeza da salvação dada por Jesus, não de maneira prodigiosa, mas de um jeito humano, possível de ser imitado, pois, ser tentado significa ter a possibilidade de decidir, fazer escolhas e opções nesta vida, mesmo que contrariem o projeto de Jesus, porque o homem tem esse livre arbítrio justamente porque Jesus manteve-se livre, não caindo na sedutora proposta do diabo, mostrando-nos assim, que a nossa natureza humana, apesar de fragilizada e vulnerável, tem condições de manter-se livre para tomar decisões, não permitindo que as forças do mal decidam por nós. É isso que o diabo tentou fazer com Jesus, pois ele já tinha tomado a decisão de fazer em sua vida a Vontade daquele que o tinha enviado, o diabo quer convencê-lo a voltar atrás, em sua decisão pelo reino.

No Batismo somos consagrados a Deus, que nos confia a sua graça a nos configura a Jesus Cristo, o Homem novo, que quebrando o tabu do paraíso, o pecado de Adão e Eva, e a infidelidade do povo na travessia do deserto, vai agora no tempo da plenitude, no tempo favorável a salvação, também em um deserto, resistir a investida do diabo, botando-o para correr “Vai-te daqui diabo...”

Após o Batismo, no decorrer da nossa vida, o diabo tudo fará para convencer-nos a voltar atrás em nossa decisão de viver na fidelidade da Fé e na graça divina, que nos coloca em comunhão com Deus. Mas se a nossa opção for firme, a favor de Jesus e seu reino, teremos sempre a nosso favor e em nossa defesa, algo que tem em si o poder libertador: a Palavra de Deus! Prestemos atenção pois é a ela que Jesus recorre após cada investida do diabo, ao dizer “Está escrito...”.

Está escrito em nossas entranhas que somos de Deus, que Jesus é o Nosso Senhor e que só a ele devemos adorar e prestar culto e servir. Pois a Palavra nos revela quem é Deus e quem somos nós, nossa origem e nosso destino e diante dela temos que fazer a nossa opção.

Como Igreja, formada por cristãos batizados, que formam com Cristo Cabeça o Corpo místico, como povo da nova aliança, urge fazermos, como nos propõe o tema da CF, essa escolha a favor da vida. Em cada esquina, ambiente ou situação, o diabo tentará nos convencer do contrário, iludindo-nos e levando-nos a enveredarmos por caminhos que nos levarão ao vazio da morte.

Engana-se quem pensa que o diabo é aquele bicho feio, chifrudo, com rabo longo e orelhas desproporcionais, o diabo da modernidade é bem mais requintado e atraente, sendo inteligente como é, o anjo decaído que se opõe ao reino de Deus, tem hoje suas artimanhas modernas, sendo bastante atraente e convincente e os seus adeptos estão por toda parte, em meio a uma sociedade que perdeu a noção do pecado, vítima do relativismo, que sufoca em nós todo e qualquer valor do evangelho. E diante dele, não adianta pedir socorro do céu, somos nós que escolhemos e decidimos o nosso caminho:

“ESCOLHE POIS A VIDA!”

José da Cruz - Diácono permanente da
Paróquia Nossa Senhora Consolata- Votorantim
jotacruz3051@gmail.com


03.02.2008
4 º DOMINGO DO TEMPO COMUM

__ “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus!” __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs! “Procurem o Senhor.” Com essa exortação do profeta Sofonias, muitas comunidades se reúnem para celebrar a fé no Deus que confiou seu Reino aos pobres em espírito e aos perseguidos por causa da justiça. Muitas comunidades do nosso país assemelham-se às de Corinto: nelas não há muitos sábios aos olhos dos homens, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre. Mas o que é loucura para o mundo, Deus escolheu para confundir os sábios. Nessa certeza é que celebramos a vida que vai se manifestando aos poucos na prática da justiça. É por isso que nós estamos em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção.. Jubilosamente, entoemos o cânticos ao Senhor!

PRIMEIRA LEITURA (Sofonias 2,3; 3,12-13): - "Buscai o Senhor, humildes da terra!"

SALMO RESPONSORIAL Sl 145(144): - "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus!"

SEGUNDA LEITURA (1º Coríntios 1,26-31): - "Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte!"

EVANGELHO (Mateus 5,1-12a): - "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus!"


“SER SANTOS DE CORAÇÃO”

Li e reli atentamente as leituras do 4º. Domingo do Tempo Comum, principalmente o evangelho das Bem Aventuranças, e me antecipando a quaresma, dentro da nossa liturgia, dei um “pulinho” no futuro, exatos sete dias após esta quarta feira em que escrevo, chegando assim na quarta feira de cinzas, que abre a quaresma, tempo mais que propício à conversão, tempo em que o Senhor facilita as coisas para nós e se deixa encontrar, segundo o profeta Ezequiel.

Na minha infância tinha certo medo da quaresma, porque falavam que nos quarenta dias o “Bicho” estava solto, mas na liturgia a Palavra me ensinou que é justamente o contrário, é o tempo forte da nossa espiritualidade cristã, em que Deus vem ao nosso encontro, em tantos momentos e situações, basta apenas querer fazer essa experiência e abrir-lhe o coração.

No evangelho do 4º. Domingo, Jesus abre o Sermão da Montanha com esta afirmativa revolucionária “Bem Aventurados os que têm um coração de pobre... porque deles é o reino dos céus”. Com esta primeira Bem Aventurança na cabeça, li o evangelho da quarta feira de cinzas, onde o mesmo Mateus, ensina e orienta que deve-se evitar fazer boas obras diante dos homens, e a esmola deve ser dada sem fazer alardes, a oração deve ser uma “conversa ao pé de orelha”, na intimidade com o Pai, e quando jejuar, não se deve fazer cara triste, de quem está com fome, pois o verdadeiro jejum nos dá alegria, e não tristeza.

Tudo isso me fez pensar na importância do marketing nos dias de hoje, onde, se a propaganda for bem elaborada, a gente vai procurar o produto e até acaba comprando “gato por lebre”, tudo porque acreditamos no que dizia a propaganda, a qualidade do produto, sua eficácia e resultado positivo que ele anunciava.

Parece que o ensinamento é muito claro: Deus não aceita e não quer que façamos propaganda enganosa. A nossa relação com Deus, que reflete na relação com o próximo, tem que ser coerente e sincera, sem muito muita fachada ou maquiagem. Por isso que o Sermão das Bem Aventuranças, começa falando sobre os que têm um coração de pobre. O coração era para o povo judeu, o centro da vida, pois nele se faziam as escolhas e opções.

Para nós, o coração é manifestação de sinceridade, quando dizemos que fazemos algo de coração, estamos querendo mostrar que somos autênticos, e que não estamos fazendo com uma segunda intenção. É exatamente isso que as leituras nos pedem, a mansidão, a sede e fome de justiça, a pureza, os que desejam a paz, não são meros sentimentos, mas valores do evangelho que a Palavra de Deus plantou em nosso coração, e que procuramos cultivar.

Evidentemente esse modo de se viver uma relação íntima com Deus irá confrontar-se com o modo de vida da modernidade, onde muitas vezes o supérfluo, o aparente, tem mais valor do que aquilo que é verdadeiro. Isso trará incompreensões, perseguições, pois sinceridade de intenções é algo que não se vê muito por aí, desde o ambiente familiar até o social, político e econômico, onde se exalta a mentira, como se ela fosse uma verdade.

Por isso a religião de fachada, das aparências, dos testemunhos enganosos, jamais será bem vista por Deus, os cristãos da comunidade de Mateus, vindos do judaísmo, valorizavam muito essa religião “EXTERIORIZADA”, que o evangelista condena com este convite a mudar essa atitude, buscando a conversão sincera. Trata-se sem dúvida de um apelo muito atual, para toda uma sociedade que se rotula de Cristã, mas cuja prática é desastrosa, porque fica longe dos ideais do Reino de Deus, proposto por Jesus.

E para nós cristãos, o reconhecimento de que, se a sociedade é assim, uma grande “Farsa Religiosa”, a culpa é toda nossa, que como Igreja, muitas vezes fazemos muito alarde sobre Jesus, mas não nos comprometemos em ser SANTOS de coração, vivendo, como diz o apóstolo, na sinceridade de nossas intenções, de maneira fraterna na defesa da VIDA, que deve ser a nossa primeira e única escolha, como nos propõe o tema da CF deste ano. Resta-nos portanto, a prece humilde do salto 50 (51):

“MISERICÓRDIA, Ó SENHOR, POIS PECAMOS !”

José da Cruz - Diácono permanente da
Paróquia Nossa Senhora Consolata- Votorantim
jotacruz3051@gmail.com




QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.