ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

ARTIGOS PARA MEDITAR

"FESTA DE CORDIS CHRISTI"

Texto enviado pelo amigo Antonio Miguel Kater Filho em comemoração à
FESTA DE CORPUS CHRISTI


Querido amigo Dermeval:

Há 22 anos atrás, eu e minha esposa Alaice, tivemos uma forte experiência de Deus, quando de sua gravidez de nossa filha caçula, Ana Beatriz, e, a partir daí, passamos a participar das missas e comungarmos todos os dias, de domingo a domingo.

Desnecessário seria dizer que, desde então, a nossa vida se transformou radicalmente - e para melhor - graças a presença eucarística diária de Jesus em nossos corações. Assim a Festa de Corpus Christi (que para mim deveria se chamar Festa de Cordis Christi) passou a ter um significado ainda maior para nós e para toda a nossa família.

Meditando sobre isso escrevi um texto sobre Corpus Christi que, mais uma vez, decidi partilhar com os meus queridos amigos e amigas. Assim, meu amigo Dermeval, estou enviando a você este artigo que batizei com uma frase do profeta Isaías que sempre me impressionou...

Em Cristo, vivo e presente no meio de nós na Eucaristia!
Kater Filho

FOMOS CURADOS GRAÇAS ÀS SUAS CHAGAS...

A Festa de Corpus Christi, além de reafirmar que na Eucaristia recebemos verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Jesus, ao mesmo tempo, nos remete ao Seu Calvário e à Sua Paixão, nos recordando que este Sacramento, salvífico e curativo, é fruto do sofrimento de um Deus que, todos os dias, morre de amor por nós! E assim será até o fim dos tempos.

Sim, queridos amigos e amigas em Jesus Cristo, a única pessoa no universo que pode afirmar concretamente: Eu morro de amor por você, é Jesus que, por amor, verdadeiramente, morreu por nós. Um amor gratuito, generoso e incessante, que jorra dos altares e sacrários em todo o mundo para curar e salvar os que O procuram e se deixam levar por Seus ensinamentos.

Quando o profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, setecentos anos antes do nascimento de Jesus, proclamou que: “Fomos curados graças às suas chagas” Is, 53, 5, talvez não imaginasse que, naquele momento, estaria profetizando o maior dos sacramentos. O sacramento que nos cura e nos liberta de nossos males.

Males que nós mesmos semeamos e deixamos vicejar em nosso meio; conseqüência do mau uso da liberdade que Deus nos deu ao nos constituir à Sua imagem e semelhança, nos permitindo o livre arbítrio pelo dom da razão que nos possibilita pensar, entender, escolher e decidir por aquilo que desejarmos. Dom que nos desatrelou de nossos instintos animais e irracionais, fazendo de nós criaturas dotadas de uma liberdade única e incondicional.

Mas, esta liberdade que nos foi legada por Deus, paradoxalmente, é a causa maior do nosso sofrimento, de nossos conflitos internos e externos, de nossas divisões, de nossas guerras, de nossos crimes, de nossos males, de nossas injustiças, de nossos vícios e pecados enfim, de nossa perdição.

O primeiro ato de amor de Deus por nós: criar-nos superiores às outras criaturas, submetendo-as a nós ao determinar: “Que ele (o homem) reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra” (Gn 1, 26), tornou-se a raiz de nossa escravidão.

Por isso Deus veio ao mundo, encarnando-Se por meio de Seu Filho Jesus, gerado especialmente para a missão de libertar e redimir a humanidade de seu único pecado: o pecado do mau uso da liberdade. Liberdade a ela confiada na intenção de ser usada para que o Reino de Deus já começasse a ser instaurado, por nossas mãos, nesta vida, aqui na terra.

Sim, amigos e amigas, a concepção, o nascimento, a pregação, o testemunho, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, aconteceram no intento de nos resgatar do abismo tenebroso que nós mesmos cavamos entre nós e o Criador. Um abismo que, se, conscientemente, por ele nos embrenharmos, nos tragará definitivamente para um local intransponível: a geena, fogo eterno que destrói as almas que nele caem.

O sacrifício e, particularmente, a ressurreição de Jesus, criou pontes firmes e seguras sobre este abismo e, ao mesmo tempo, lançou - pelas paredes e fendas deste precipício escuro - cordas de resgate àqueles que por ele já estavam despencando, trazendo-os de volta à luz.

Todo o esforço de Deus para nos resgatar, representado pelo sacrifício único e definitivo de Jesus, está vivo e presente no meio de nós na Eucaristia que, diariamente, podemos e devemos receber. Mas, por que, perguntariam alguns, deveríamos receber a Eucaristia todos os dias? Não nos basta recebê-la de vez em quando ou semanalmente, nas missas dominicais?

A resposta está intrinsecamente ligada às seqüelas dos inúmeros males semeados genericamente pela humanidade, ao longo dos milênios, enquanto caminha por este mundo! Males que, mesmo não tendo sido gerados particularmente por nós, que procuramos pautar nossas vidas pelos caminhos propostos por Deus, nos atingem, nos fustigam e nos fazem sofrer!

O sacrifício de Jesus - além de seu efeito único e definitivo de nos salvar, nos resgatando para a eternidade - durante esta nossa vida terrestre, nos serve de bálsamo, nos aliviando destes males. Por isso devemos buscar a Eucaristia com a maior freqüência possível, pois ela existe e foi instituída para este fim, e Jesus, mais do que nós, deseja que O comunguemos!

Todas as vezes que me prostro diante do Sacrário, fico imaginando a ansiedade de Jesus vivo, mas limitado àquele cubículo, aguardando o momento de ir para o lugar onde Ele deseja estabelecer definitivamente a Sua morada: um coração humano! Um lugar onde Ele poderá expandir-Se ao infinito, nos gestos de amor de um ser humano. Deus precisa ser comungado!

Costumo dizer que o Sacrário, por mais digno que esteja preparado, é um local onde Deus está apenas de passagem. Uma pousada “forçada” e temporária até que algum coração humano decida acolhê-Lo, permitindo que Ele possa, por meio deste coração, Se manifestar ao mundo, mais uma vez.

Podem até dizer que isto é fruto de fantasias, não me importo, mas, após o abraço da paz na missa, quando os ministros se aproximam do Sacrário para pegar a âmbula com as partículas consagradas, posso sentir o coração de Jesus pulsar euforicamente, como o coração de uma criança, ao perceber se ultimarem os preparativos da ansiada saída para um passeio sonhado!

Imagino a alegria que invade o coração do Mestre ao ver a longa fila de corações se aproximando para recebê-Lo na comunhão. Corações alegres, esperançosos, feridos, cansados, humilhados, carentes, doentes, não importa! O que importa a Ele é que estes corações queiram recebê-Lo, sinceramente.

E o que importa a nós que O recebemos, é que Ele está presente ali na Eucaristia, desde a Sua Ressurreição, e anseia vir morar, definitivamente, em nossos corações, para nos curar de nossos males físicos ou psíquicos. Penso que é isto, amigos e amigas, que devemos recordar na Festa de Corpus Christi.

Jesus não está presente em Corpo e Sangue na Eucaristia, somente para ser adorado, no sacrário ou no ostensório. A razão de Sua presença Eucarística são os nossos males espirituais: angústias, temores, rancores, dúvidas, remorsos, ansiedades, invejas, desejos de vingança, depressões, entre tantos. Males que Ele quer, pelo poder curativo de Seu Sangue, amenizar e curar!

Para que isso ocorra basta apenas que busquemos, com fé, na Eucaristia a nossa cura espiritual, que, dependendo da intensidade desta fé e dos desígnios de Deus, poderá ser também cura para os nossos males físicos.

O sangue que verteu de Suas Chagas e está presente verdadeiramente na comunhão que recebemos, pode de fato nos curar e nos libertar, por isso Isaías, inspirado pelo Santo Espírito de Deus clamou em alta voz, profetizando: “fomos curados graças às suas chagas” Is, 53, 5.

É por isso que eu necessito comungar todos os dias, amenizando assim as minhas carências e os meus males físicos e espirituais. Para mim, ao receber a Eucaristia, eu não comungo Deus simplesmente, mas Deus é quem me comunga, inserindo-me, pobre pecador, em seu Mistério inefável e santo e isto, amigos e amigas, é uma experiência mística, pessoal e indescritível...

Que a Festa de Corpus Christi, que deveria se chamar Festa de Cordis Christi, possa ser para nós, católicos, mais do que a lembrança de Sua presença real na Eucaristia. Que seja, para todos nós, um incentivo para a buscarmos com maior freqüência e intensidade, encontrando nela a cura de nossos males, pois foi para isso que o Seu precioso Sangue verteu de Suas Santas Chagas. Feliz Eucaristia, amigos e amigas em Cristo!

Antonio Miguel Kater Filho



QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.