ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

PENSANDO A RELIGIÃO

"PILATOS E A VERDADE"

Texto enviado pelo amigo Mário Eugênio Nogueira


O Evangelho de São João informa que Pilatos perguntou a Jesus: “És portanto Rei”?

Respondeu Jesus: “Sim, Eu sou Rei. É para dar testemunho da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade, ouve a minha voz”.

“O que é a verdade?” – retrucou Pilatos - (Jo.18,38)

Mantendo-se calado Jesus não teria sido indelicado com Pilatos, que parecia vivamente interessado em saber - o que é a Verdade?

Uma leitura mais atenta desse trecho do Evangelho, sugere que Pilatos não estava perguntando para Jesus – nada do que ele Pilatos - já não soubesse em seu coração!

Pilatos sabia - que sabia - o que era a Verdade!

O Concílio Vaticano II - reconheceu que “na intimidade da sua consciência o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo – mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem, evitando o mal, no momento oportuno, a voz dessa lei lhe soa nos ouvidos do coração”, dizendo-lhe: “Faze isto, evita aquilo”.

De fato, o homem tem uma lei escrita por Deus em seu coração. Obedecer a ela é a própria dignidade do homem – que será julgado de acordo com essa lei - A consciência - é pois - o núcleo secretíssimo - o sacrário do homem - onde ele está sozinho com Deus e, onde ressoa Sua voz – (Gaudium Spes – 16 - ).

Há, pois então, uma lei moral natural – colocada por Deus - desde a criação - no coração do homem.

“O homem participa da soberania e da bondade do Criador, que lhe confere o domínio de seus atos e a capacidade de governar em vista da Verdade e do bem. A lei natural exprime o sentido moral original, que permite ao homem discernir, pela razão, o que é o bem e o mal, a verdade, a mentira. - (Catecismo Católico – (número 1954).

Essa lei – divina e natural – mostra e aponta para o homem o caminho que ele deve seguir, fazendo a opção correta - entre a verdade e a mentira.

Não há então porque se perguntar – como se não soubéssemos: “Onde se acham escritas essas leis? Elas estão escritas no livro desta luz que se chama verdade” - (Sto Agostinho – Trin. 14,15,21).

São Tomás de Aquino - nesse particular - nos ensina quando diz que: “A lei natural, outra coisa não é – senão a luz da inteligência, posta em nós por Deus. Por ela conhecemos o que se deve fazer e o que se deve evitar. Esta luz, ou esta lei, deu-a Deus à criação”

À luz do que vimos, ficamos com a impressão que Jesus se manteve em silêncio – face à pergunta de Pilatos – porque Jesus sabia que Pilatos sabia que a Verdade estava gravada em seu coração.

Como político carreirista que era Pilatos – sabia formular perguntas – não porque desejava aprender – mas para embaralhar as coisas, um tipo de “estratégia”, de evasiva que usamos, para desviar o assunto que nos incomoda, desnudando-nos.

A pergunta feita por Pilatos também soa como se ele estivesse “contestando” Jesus, uma vez que a presença do Filho de Deus, parecia “usurpar o poder das verdades de Pilatos”, em confronto com a Verdade de Deus, em seu coração.

Isso ocorre quase sempre!

Porque estamos comprometidos com o jogo do poder, com o egoísmo, com os privilégios de classe, com o crime, com a espoliação, com o uso das drogas, com a intemperança da sexualidade, necessitamos nos justificar, escondendo-nos atrás de “nossas verdades”, em detrimento da Verdade que mora em nosso coração.

Estaria Pilatos comprometido com “outras verdades”? Quantas seriam suas verdades? Uma, duas, cem – ou “as verdades” do Sinédrio, que Pilatos conhecia muito bem. Seria a “verdade de Roma”, a quem servia politicamente? Que pena!

Como fica difícil ou até impossível experimentar a sugestão de Jesus: - “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” - (João –8,32) - É por ela (a Verdade colocada por Deus em nosso coração) que seremos julgados...

Mario Eugenio Nogueira
Membro “Aliança” da Com. Anuncia-Me
nogueiramario@terra.com.br



QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.