* por Gilberto Landim
* Gilberto Landim. Analista de sistemas. Formação:
FGV, PUC, UNESA, Xerox, Microsoft, Oracle entre outras. Autor de vários
trabalhos e do Projeto Venda$ Plu$, programa de treinamento apresentado
nas versões: Palestra, Seminário e Curso. Especialista
em vendas técnicas e varejo, ocupou posição de
gerência em vendas, marketing e informática. Atualmente
é Consultor de Treinamento da VENDA$ PLU$. Contatos através
do e-mail
vendasplus@gmail.com
ou pelo site
http://gilbertolandim.blogspot.com.br/.
Café com Ostra ajuda a vender mais?
Aquilo que o homem plantar, isso também colherá
(Gl 6:7)
Vic é um amigo e empresário pelo qual,
sinto profunda admiração. Seu espírito empreendedor
e seu comportamento extremamente ético o tornam íntimo
de seus clientes que, por admirarem-no mais ainda do que eu, fazem questão
de comprar seus sempre bons produtos, assim como jamais esquecem de
contratar seus não menos excelentes serviços que presta
em sua área.
Tenho a impressão que Vic, quando leu a frase
do Rui Barbosa que diz: -“De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem
chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser
honesto.” – lembrou que quando o Rui escreveu dessa forma,
ainda não havia no Brasil o Serviço de Proteção
ao Crédito, “todinho” integrado, forçando
a pessoa a ser direita ou sumir do mapa.
Brincadeira de lado, a verdade é que Vic fideliza
clientes em todo o Brasil de uma forma simples e objetiva, pois “aquilo
que o homem plantar, isso também colherá (Gl 6:7)”.
Freqüentemente eu e o Vic nos comunicamos. Já
sei, você deve estar pensando: olha a maneira dele dizer que também
é honesto... Bem, não é uma má idéia.
Mas deixe-me continuar. Os americanos gostam de contar histórias
assim: no verão do ano tal... Inclusive praticamente todos os
eventos nos Estados Unidos são chamados, pelo nome específico
mais a estação do ano, assim: Congresso de Fidelização
Máxima Inverno 2004. Fica chique “né”? ...
Como eu não sou americano prefiro falar desse jeito: Outro dia
Vic me mandou um “e-mail” falando da ostra, que somente
após ter sido aberta existe a possibilidade de podermos encontrar
uma grande pérola.
A impressão que Vic me passou, é que
quando você faz uma sondagem adequada no cliente, este revela
desejos de consumo que necessitam de sua ajuda. Rapaz! É isso
mesmo, na medida em que eu me aproximo de você, nós nos
conhecemos melhor. Por que com o cliente seria de outra forma?
Quer um conselho? Converse com o cliente, abra a ostra,
retire a pérola e fidelize. O cliente é seu e você
é responsável por ele. Tem uma frase escrita no livro
“O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupery: “Tu
és responsável por tudo aquilo que cativas”. Sabe
exatamente o que é cativar? Acabei de ler no dicionário:
Ganhar a simpatia. Para Exupéry, cativar significa criar laços.
Lojista, você construiu um relacionamento, abriu a ostra, extraiu
a pérola e agora vai perder?
Uma vez aberta a ostra, tudo se torna fácil,
é só tratar a pérola com carinho para que ela nunca
perca o brilho. Uma vez sem o brilho fica muito difícil recuperá-lo,
é melhor tentar abrir outra ostra.
E agora vamos tomar café? Aguarde só
mais um pouco.
Vic detesta prejuízo. Lá vou eu como
brasileiro contar: outro dia, Vic ligou e disse: Gil eu comprei um café
horroroso e aí, sabe como eu sou, não suporto ficar com
perdas. Sou tão direitinho com todo o mundo. Perdas, não
admito nem em pesadelo. Olhei o CNPJ da empresa e pensei: Se existe
em nosso país, algum órgão responsável pela
aferição do sabor dos produtos, pelo menos não
é do meu conhecimento. Seria interessante constituir por exemplo:
Instituto Nacional do Sabor Salgado - INSS
Instituto Brasileiro de Gostos Especiais - IBGE
Mensuradores das Gostosuras - MENGO
Testadores de Gostos Alimentares - TGA
Não tenho mesmo onde oficializar minha justa
reclamação. Tomei uma decisão: liguei para a empresa,
vendi um monte de produtos para ela e conheci um pessoal tão
legal que acho vou até tentar gostar do café dessa indústria.
Estou pensando em tomar café com ostra.
Qual a sua opinião?
Café com Ostra ajuda a vender mais?