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BLECAUTE

* por Gilberto Landim

* Gilberto Landim. Analista de sistemas. Formação: FGV, PUC, UNESA, Xerox, Microsoft, Oracle entre outras. Autor de vários trabalhos e do Projeto Venda$ Plu$, programa de treinamento apresentado nas versões: Palestra, Seminário e Curso. Especialista em vendas técnicas e varejo, ocupou posição de gerência em vendas, marketing e informática. Atualmente é Consultor de Treinamento da VENDA$ PLU$. Contatos através do e-mail vendasplus@gmail.com ou pelo site http://gilbertolandim.blogspot.com.br/.

Ensina-nos o que lhe diremos; porque nós, envoltos em trevas, nada lhe podemos expor. (Jó 37:19).

Havia ministrado um curso de Word, para uma família e chegara a ocasião do Excel. Como todos eram neófitos em informática, seus olhos se faziam iluminar quando me avistavam, praticamente constituindo-me como a oitava maravilha da humanidade. Até ficava um pouco encabulado com tão indevida reverência.

-- Professor, Núbia acabou de fazer um trabalho para a faculdade e obteve nota dez. Ela achou muito fácil, está muito satisfeita de ter aula consigo. Olha ela está em uma expectativa louca para começar o Excel. Hoje passou o dia falando nisso. Disse-lhe para sossegar, pois, com a mesma eficiência com que você passou conhecimentos do editor de textos, dará as aulas da planilha.

-- Gil. Continuou Santiago. Você tem o dom para dar aula de informática. Transmite tudo com uma didática bem especial. Eu sou economista e lá no meu trabalho sou responsável pelo setor de custos. Lido com o computador, o dia todo. O problema é que realmente não sei ensinar. Não é minha praia, entende?

-- Oi professor, disse Núbia, muito animada ao sentar-se na cadeira do computador para sua primeira aula de Excel. Por onde começamos?

Já estava fazendo a pose de professor para começar a aula, quando a luz apagou!

-- Que droga! que droga! Que droga! repetia muito aborrecido, Santiago.

Cobrava U$ 60,00 uma aula de duas horas. Uns quinze minutos foram desperdiçados, com conversa e agora o blecaute, era para desaprumar o orçamento de um contribuinte do imposto de renda, pertencente à amarfanhada, classe média carioca.

-- Santiago. vamos para a sala porque hoje nossa aula será no escuro. Sentados no sofá, em pleno aconchego, iniciei:

-- Agora aprenderemos ainda mais, porque a ausência de luminosidade é extremamente positiva para o aprendizado. É como um observatório de astronomia, onde pesquisas muito mais acuradas e precisas, ajudam os profissionais, na elucidação de importantes mistérios, desta extraordinária ciência.

-- Não entendi professor o que tem a ver a astronomia com o curso de informática – falou ainda aborrecido, Santiago.

-- Tudo, tudo a ver. Veja como você está concentrado, no escuro. Vou fazer uma pergunta a você e a Núbia. Quantos “Menus” tem o Word?

-- “Peraí”... Arquivo, Editar...Ajuda. Não sei professor – disse Núbia.

-- Prestem atenção por favor. O que eu vou falar agora é algo que só ensino no escuro, pois jamais me lembro, de passar essa regra quando encerra o blecaute. Gravem bem por favor e vocês lucrarão demais com essas informações. O Word tem 9 menus:

• Arquivo
• Editar
• Exibir
• Inserir
• Formatar
• Ferramentas
• Tabela
• Janela
• Ajuda

-- Outra pergunta: quantos “Menus” tem o Excel?

-- 9 -- “chutou” Núbia, acertando sem querer.

-- Essa pergunta tem que ser respondia pelo Santiago. Quantos “Menus” tem o PowerPoint?
-- 9. – Arriscou também, acertando.

-- Vocês percebem. É o conceito Windows. Qualquer software que você for operar que seja dessa plataforma, terá essa disponibilidade. Uma vez apreendido esse conceito, é só começar a dissecar cada menu e sem tardar, estará manjando barbaramente de Windows.

-- Repito. Estou passando um “bizu” de blecaute. Essas dicas, não forneço a plena luz.

-- Mas, são tão boas. Não entendo porque não são passadas ao acender das luzes – falou agora motivado aquele que ia pagar a conta: Santiago.

-- Pois é Santiago, eu também pensava igual a você. O problema é que essa parte é muito cansativa em ambiente iluminado, onde as pessoas querem mesmo é abrir o menu e colocar a mão na massa você entende?

-- Ah, Gil! Agora estou entendendo, o que o curso no escuro tem a ver com a astronomia. É como se você estivesse otimizando a utilização de um buraco negro da Via Láctea!

-- Professor você só vem depois de amanhã não é. Posso adiantar e com esses conceitos iniciais começar a “futucar” o Excel?

-- A luz voltou. Que pena! -- disse Santiago. Estava aprendendo tanta coisa durante o blecaute.


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