* por Márcio Miranda
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Márcio Miranda, é
presidente da Associação Brasileira de Negociadores, membro
executivo da American Marketing Association, autor de diversos artigos
sobre negociação e administração gerencial
e apresentador de consagrados seminários e vídeos sobre
negociação, vendas e administração. Graduado
em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na
Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração
de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University
of Wisconsin.
E-mail:
workshop@workshop.com.br
Internet:
http://www.workshop.com.br
Como Usar os Tempos Difíceis para Impulsionar
as Vendas e Aumentar sua Fatia no Mercado
Ninguém dá as boas vindas aos tempos difíceis,
mesmo sabendo que durante esses períodos difíceis alguns
negócios têm sucesso, crescem e prosperam. Essas empresas
exibem uma vitalidade incomum aproveitando a oportunidade para aumentar
vendas, apresentar novos produtos e serviços, e agarrar uma fatia
maior do mercado.
Aqui estão 15 técnicas práticas
para usar durante os tempos difíceis para vocêw ganhar
mais dinheiro.
1. Torne-se mais agressivo
Mude sua estratégia de marketing para se ajustar a psicologia
dos tempos. Enfatize como seus produtos ou serviços economizam
tempo, cortam custos e aumentam a produtividade. Se você seguir
esse caminho, você vai se destacar no mercado, porque a maioria
dos seus concorrentes vai recuar, ficando na defensiva.
2. Trabalhe para manter seus clientes atuais
Mesmo se os clientes estão gastando menos, não os deixe
tentados a fazer seus negócios em outro lugar. Estudos mostram
que custa cinco vezes mais conseguir novos clientes do que manter os
atuais.
3. Aumente as vendas para os clientes atuais
O relacionamento com o cliente é sempre muito mais frágil
do que nós imaginamos. Na realidade, a satisfação
do cliente depende de uma única coisa: Atender as necessidades
na hora certa, sempre. Trabalhe mais duro do que nunca para atender
todas as necessidades que você puder. Não aposte na fidelidade
de seus clientes, ele podem mudar de fornecedor a qualquer hora.
4. Monte sua lista de prospect
Desenvolva uma lista dos “preferidos”. Olhando sua lista
de clientes, com quais 200 ou 300 empresas você gostaria de fazer
negócios? Agora faça um contato com estas empresas. Explique
porque você tem um interesse especial nelas. Mostre como negociar
com você trará vantagens especiais para elas. Deixe sua
meta clara: Pergunte o que você vai ter que fazer para conseguir
o pedido deles.
5. Use técnicas que “adicionam valor”
para se destacar em relação aos seus concorrentes
Diferenciar sua empresa de todas as outras do mesmo segmento é
o mais importante de tudo. Pense como um cliente para descobrir o que
você pode fazer para destacar seu diferencial. Entretanto, nunca
é o valor que você quer adicionar que faz a diferença.
É o valor que o cliente quer receber que é importante.
6. Melhore a imagem da sua empresa
Tenha certeza de que sua empresa é vista sob a melhor ótica
possível pelos clientes, prospects, fornecedores e formadores
de opinião da sua empresa e da comunidade. Sua empresa parece
profissional? Competente? O atendimento ao cliente é a sua prioridade
nº 1? Então, faça propaganda das qualidades especiais
que fazem você mais profissional do que seus concorrentes.
7. Mantenha um olho alerta na concorrência
Não pense que seus concorrentes estão dormindo. Eles podem
estar arquitetando planos que poderiam lhe roubar seus principais clientes.
Mais do que nunca, é importante observar a concorrência.
8. Aumente seus esforços de promoção
Um estudo feito com 600 empresas constatou que aquelas indústrias
que mantém ou aumentam a publicidade durante a recessão
tiveram uma média de vendas mais alta durante o período
e durante os três anos seguintes, do que as empresas que cortaram
a publicidade.
9. Faça de seus funcionários e seus fornecedores
embaixadores da sua empresa
Tempos difíceis podem causar ansiedade. Não deixe isso
transparecer. Mensagens negativas propagam-se como fogo e podem arranhar
sua imagem com os funcionários, fornecedores e clientes. Enfatize
boas notícias através de folhetos de propagandas incluídos
em correspondências, boletins e newsletters. Não falsifique
as notícias, mas sempre destaque o positivo.
10. Faça marketing segmentado
Procure por aqueles mercados que melhor combinam com os seu produtos
ou serviços – e anuncie-os lá. Se esforce para se
tornar um peixe grande numa lagoa pequena. As chances existem, já
que a competição é menos intensa nesses mercados,
e sua posição forte desviará intrusos não
desejados. Quando você é bem sucedido no atendimento a
novos clientes, você tem uma boa chance de se tornar o fornecedor
preferido.
11. Mantenha sua posição financeira forte
Mantenha seu banco informado sobre o seu negócio. Sua linha de
crédito está intacta? Embora você não preste
muita atenção nas contas a receber, fique atento aos pagamentos
atrasados e tome uma atitude rápida. E claro, ofereça
todo desconto possível para pagamento dentro do prazo.
12. Se concentre nos princípios
O objetivo principal da sua empresa é conseguir e manter clientes.
A única maneira de fazer isto é ajudando os seus clientes
a resolver os problemas deles melhor do que ninguém! Não
finja que você tem as respostas. Aprenda o que cada cliente quer
dizer por “melhor”. Depois, adapte o seu produto ou serviço
de forma que ele seja visto como melhor aos olhos dos seus clientes
e prospects.
13. Se concentre na consultoria
Lembre-se: os clientes não estão procurando por soluções
prontas para os seus problemas. Adapte os seus serviços para
atender as necessidades específicas dos seus clientes. Isto significa
investir mais tempo sendo útil, entendendo e dando suporte aos
seus clientes.
14. Demonstre uma atitude “nós podemos
fazer isto”
Você pode ter os melhores produtos ou serviços, mas isto
não é o suficiente. Vá para a próxima etapa.
Mostre entusiasmo, fazendo qualquer coisa para provar que você
está orientado para a melhor prestação de serviço
no segmento onde você atua.
15. Use a palavra mágica – “sem
dúvida”
Desde que você resolva todos os problemas profissionais, responda
às perguntas com um forte “sem dúvida”. Você
pode não ter todas as respostas no momento. Isto não importa.
Você pode consegui-las mais tarde. Quando você estiver conversando
com o cliente, transmita confiança e seja 100% positivo. Isto
dará a você cada vez mais negócios.
Em poucas palavras, tempos difíceis não
duram para sempre. Aumente seu esforço, concentre-se nos bons
clientes e o sucesso estará a caminho.