* por Márcio Miranda
        
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Márcio Miranda, é 
          presidente da Associação Brasileira de Negociadores, membro 
          executivo da American Marketing Association, autor de diversos artigos 
          sobre negociação e administração gerencial 
          e apresentador de consagrados seminários e vídeos sobre 
          negociação, vendas e administração. Graduado 
          em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na 
          Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração 
          de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University 
          of Wisconsin.
          E-mail: 
workshop@workshop.com.br
           Internet: 
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        Como Usar os Tempos Difíceis para Impulsionar 
          as Vendas e Aumentar sua Fatia no Mercado 
          Ninguém dá as boas vindas aos tempos difíceis, 
          mesmo sabendo que durante esses períodos difíceis alguns 
          negócios têm sucesso, crescem e prosperam. Essas empresas 
          exibem uma vitalidade incomum aproveitando a oportunidade para aumentar 
          vendas, apresentar novos produtos e serviços, e agarrar uma fatia 
          maior do mercado.
        Aqui estão 15 técnicas práticas 
          para usar durante os tempos difíceis para vocêw ganhar 
          mais dinheiro.
        1. Torne-se mais agressivo
          Mude sua estratégia de marketing para se ajustar a psicologia 
          dos tempos. Enfatize como seus produtos ou serviços economizam 
          tempo, cortam custos e aumentam a produtividade. Se você seguir 
          esse caminho, você vai se destacar no mercado, porque a maioria 
          dos seus concorrentes vai recuar, ficando na defensiva.
        2. Trabalhe para manter seus clientes atuais
          Mesmo se os clientes estão gastando menos, não os deixe 
          tentados a fazer seus negócios em outro lugar. Estudos mostram 
          que custa cinco vezes mais conseguir novos clientes do que manter os 
          atuais. 
        3. Aumente as vendas para os clientes atuais
          O relacionamento com o cliente é sempre muito mais frágil 
          do que nós imaginamos. Na realidade, a satisfação 
          do cliente depende de uma única coisa: Atender as necessidades 
          na hora certa, sempre. Trabalhe mais duro do que nunca para atender 
          todas as necessidades que você puder. Não aposte na fidelidade 
          de seus clientes, ele podem mudar de fornecedor a qualquer hora.
        4. Monte sua lista de prospect
          Desenvolva uma lista dos “preferidos”. Olhando sua lista 
          de clientes, com quais 200 ou 300 empresas você gostaria de fazer 
          negócios? Agora faça um contato com estas empresas. Explique 
          porque você tem um interesse especial nelas. Mostre como negociar 
          com você trará vantagens especiais para elas. Deixe sua 
          meta clara: Pergunte o que você vai ter que fazer para conseguir 
          o pedido deles.
        5. Use técnicas que “adicionam valor” 
          para se destacar em relação aos seus concorrentes
          Diferenciar sua empresa de todas as outras do mesmo segmento é 
          o mais importante de tudo. Pense como um cliente para descobrir o que 
          você pode fazer para destacar seu diferencial. Entretanto, nunca 
          é o valor que você quer adicionar que faz a diferença. 
          É o valor que o cliente quer receber que é importante.
        6. Melhore a imagem da sua empresa
          Tenha certeza de que sua empresa é vista sob a melhor ótica 
          possível pelos clientes, prospects, fornecedores e formadores 
          de opinião da sua empresa e da comunidade. Sua empresa parece 
          profissional? Competente? O atendimento ao cliente é a sua prioridade 
          nº 1? Então, faça propaganda das qualidades especiais 
          que fazem você mais profissional do que seus concorrentes.
        7. Mantenha um olho alerta na concorrência
          Não pense que seus concorrentes estão dormindo. Eles podem 
          estar arquitetando planos que poderiam lhe roubar seus principais clientes. 
          Mais do que nunca, é importante observar a concorrência.
        8. Aumente seus esforços de promoção
          Um estudo feito com 600 empresas constatou que aquelas indústrias 
          que mantém ou aumentam a publicidade durante a recessão 
          tiveram uma média de vendas mais alta durante o período 
          e durante os três anos seguintes, do que as empresas que cortaram 
          a publicidade.
        9. Faça de seus funcionários e seus fornecedores 
          embaixadores da sua empresa
          Tempos difíceis podem causar ansiedade. Não deixe isso 
          transparecer. Mensagens negativas propagam-se como fogo e podem arranhar 
          sua imagem com os funcionários, fornecedores e clientes. Enfatize 
          boas notícias através de folhetos de propagandas incluídos 
          em correspondências, boletins e newsletters. Não falsifique 
          as notícias, mas sempre destaque o positivo.
        10. Faça marketing segmentado
          Procure por aqueles mercados que melhor combinam com os seu produtos 
          ou serviços – e anuncie-os lá. Se esforce para se 
          tornar um peixe grande numa lagoa pequena. As chances existem, já 
          que a competição é menos intensa nesses mercados, 
          e sua posição forte desviará intrusos não 
          desejados. Quando você é bem sucedido no atendimento a 
          novos clientes, você tem uma boa chance de se tornar o fornecedor 
          preferido.
        11. Mantenha sua posição financeira forte
          Mantenha seu banco informado sobre o seu negócio. Sua linha de 
          crédito está intacta? Embora você não preste 
          muita atenção nas contas a receber, fique atento aos pagamentos 
          atrasados e tome uma atitude rápida. E claro, ofereça 
          todo desconto possível para pagamento dentro do prazo.
        12. Se concentre nos princípios
          O objetivo principal da sua empresa é conseguir e manter clientes. 
          A única maneira de fazer isto é ajudando os seus clientes 
          a resolver os problemas deles melhor do que ninguém! Não 
          finja que você tem as respostas. Aprenda o que cada cliente quer 
          dizer por “melhor”. Depois, adapte o seu produto ou serviço 
          de forma que ele seja visto como melhor aos olhos dos seus clientes 
          e prospects.
        13. Se concentre na consultoria
          Lembre-se: os clientes não estão procurando por soluções 
          prontas para os seus problemas. Adapte os seus serviços para 
          atender as necessidades específicas dos seus clientes. Isto significa 
          investir mais tempo sendo útil, entendendo e dando suporte aos 
          seus clientes.
        14. Demonstre uma atitude “nós podemos 
          fazer isto”
          Você pode ter os melhores produtos ou serviços, mas isto 
          não é o suficiente. Vá para a próxima etapa. 
          Mostre entusiasmo, fazendo qualquer coisa para provar que você 
          está orientado para a melhor prestação de serviço 
          no segmento onde você atua.
        15. Use a palavra mágica – “sem 
          dúvida”
          Desde que você resolva todos os problemas profissionais, responda 
          às perguntas com um forte “sem dúvida”. Você 
          pode não ter todas as respostas no momento. Isto não importa. 
          Você pode consegui-las mais tarde. Quando você estiver conversando 
          com o cliente, transmita confiança e seja 100% positivo. Isto 
          dará a você cada vez mais negócios.
        Em poucas palavras, tempos difíceis não 
          duram para sempre. Aumente seu esforço, concentre-se nos bons 
          clientes e o sucesso estará a caminho.