* por Paulo Araújo
* Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor
de Motivação - Hoje e Sempre (editora Qualitymark), entre
outros livros. Site:
http://www.pauloaraujo.com.br
Tel (11) 4153-6008 – Alphaville – SP / (41) 3267 6761 –
Curitiba - PR.
Nada menos que escelência
A sua carreira merece que você dê
o seu melhor. Nada menos do que isso. Para crescer é
preciso manter um nível alto de desempenho, o que não
significa a mesma coisa que uma carga horária cheia de horas
extras. A questão é sempre pensar em cada trabalho de
uma forma especial. Em que pode ser melhorado? Existe alguma maneira
de fazer mais rápido ou mais barato? Acostumar a ter uma postura
de excelência, fazendo com que isso se incorpore ao seu estilo.
Seja excelente, hoje e sempre, e torne isso um hábito. Veja as
sugestões abaixo para ajudá-lo a ser melhor naquilo que
você faz.
Transforme seu trabalho em uma grande diversão.
Nossa performance é melhor quando nos divertimos naquilo que
fazemos. A rotina é algo que inibe a criatividade, então
temos de criar uma rotina diferente. Use o bom-humor e de tempos em
tempos pense em criar desafios novos. Não precisa esperar uma
ordem do seu chefe, seja pró-ativo, alto-astral e busque novas
maneiras de executar aquela tarefa. Como um jogo, crie estímulos
para melhorar a qualidade de seu trabalho.
Acredite na força da equipe.
Delegue mais e demonstre confiança na pessoa que recebeu determinada
tarefa. Acompanhe o trabalho de perto e esteja sempre de portas abertas
para receber sugestões. Faça com que todos se sintam úteis
no trabalho, verdadeiros membros de uma equipe. Respeite a individualidade
e procure conhecer e destacar os pontos fortes de cada pessoa. Hierarquia
existe desde que o mundo é mundo, mas cada um de acordo com seu
potencial pode fazer a diferença no conjunto.
Ouça mais. Pessoas com alto
desempenho nem sempre são falantes, mas sim bons ouvintes. Prestam
atenção nos detalhes e valorizam seu interlocutor. Não
interrompa as pessoas e não as faça perder a linha de
raciocínio. Desligar o telefone celular e manter uma postura
voltada para a pessoa, além de educado, valoriza o emissor e
o motiva a sempre disponibilizar mais informações, pelo
simples fato de se sentir ouvido. Seja generoso e ouça com atenção.
Não tenha medo de aparecer.
A conquista de resultados excelentes vai aumentar a sua evidência
na empresa. Você tende a participar de mais reuniões, encontros
sociais e mesmo ser chamado para resolver problemas de outros setores.
Na hora da ascensão cuide um pouco mais da sua postura e imagem.
Adote um estilo de comunicação que tenha a ver com você
e aprimore a sua forma de repassar os assuntos e conteúdos em
reuniões e palestras. Não tenha receio de aparições
em público, pois quanto mais se cresce na carreira, mais pessoas
querem conhecer os seus métodos e táticas. Não
invente moda, seja humilde e não queira mudar o seu estilo, descaracterizando
sua personalidade e imagem.
Mantenha o nível de desempenho.
É muito difícil manter sempre um alto desempenho, ser
sempre o melhor, por isso não tenha essa preocupação,
pois ela só vai lhe gerar ansiedade. Determine padrões
de excelência individualmente e em conjunto com a equipe e foque
os resultados. É ilusão pensar em ser sempre o melhor,
querer ganhar todas ou ser sempre o promovido. Excelência significa
fazer algo melhor do que antes, de uma forma que o maior interessado,
seja cliente ou seu chefe, perceba. Mas nem sempre isso será
possível. O objetivo é conseguir no geral sempre fazer
melhor do que a média, elevando os padrões e tornando
fácil o que antes parecia difícil.
Trabalhe de forma inteligente. Use
a criatividade e sempre pergunte em cada situação o que
pode melhorar ou se vai agregar algum valor da forma que está
sendo feito. Faça bom uso da tecnologia e principalmente do tempo
que se dispõe. Aproveite o conhecimento disponível e quando
precisar peça ajuda e busque parcerias. Seja ousado na hora certa,
não adie o que pode ser feito e não deixe pequenos conflitos
se transformarem em grandes questões emocionais. Resolva-os de
forma rápida e direta, evitando tempestade em copo d'água.
Crie uma cultura voltada para a excelência
em sua empresa ou no seu setor. Seja um entusiasta dessa idéia
e seu melhor exemplo. Uma vez que temos que fazer, nada melhor do que
fazer bem-feito.